Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES >

Só deu Xuxa

Por lgarcia em 20/01/2001 na edição 105

TRIPLA "EXCLUSIVIDADE"

Fabio Leon Moreira

Como diz Cid Moreira em seu novo quadro no Fantástico: "isto é um espanto!". Se depender do que foi visto nas bancas de jornais do país inteiro no último dia 12 de janeiro, é melhor as diretorias de redação das revistas Quem, Chiques e Famosos e Caras se prepararem para uma visitinha de representantes do Procon, pois houve, por parte das três publicações, uma lesão aos direitos do consumidor, ou melhor, aos pobres leitores.

Vamos ao fato: A apresentadora Xuxa Meneghel teve a sua fisionomia germânica estampada nas três referidas revistas especializadas nos bastidores do showbizz. Não se sabe se foi baseado em interferências externas, mas algo ou alguém foi responsável por ludibriar os experientes jornalistas, acostumados aos desencontros de informações dais quais são motivados os processos jurídicos dos famosos nesta atmosfera. Resultado: um primoroso golpe de ingenuidade, fez com que as três prometessem na chamada de capa, reportagens exclusivas com a Rainha dos Baixinhos.

Entenderam? Na mesma semana, três revistas direcionadas ao mesmo público, conseguiram o feito de publicar três reportagens com a mesma pessoa e, ainda, empurrar aos leitores a promessa de que cada peça jornalística era algo único. Com todas as garantias de não haver edições entre as concorrentes que se aproximassem ou lembrassem tal material apresentado por cada uma delas.

O que teria acontecido? Uma fonte desalmada e desonesta teria assessorado as equipes das três revistas, separadamente, de forma que todas pensassem estar trabalhando em caráter individual? Não é possível. Haja vista que as sessões de fotos são do mesmo local, a apresentadora aparece com roupas iguais nas três edições, trajando uma blusa regata com o logotipo de seu programa "Planeta Verão", e se o leitor for um pouco mais atento, até a posição do sol parece coincidir e nos fazer imaginar se as fotos não teriam sido tiradas no mesmo horário pelas três revistas. Três reportagens exclusivas pelo preço de uma?

Seria isso?

Senão vejamos: duas delas tem no lead a descrição elogiosa das formas, medidas e do longínquo patamar alcançado por anos de vida televisiva da apresentadora "linda, chique e rica" Xuxa. Em todas as três reportagens ficamos sabendo da aversão que a apresentadora tem por carne, mas não descarta a hipótese de acompanhar uma visita ligeira da filha a uma churrascaria qualquer. Ao decorrer das leituras, ficamos bem informados sobre a preferência literária da loura e sobre a sua rígida disciplina em relação a suas formas bem torneadas. Ah, sim! Demi Moore, que possui mais silicone do que muitas clínicas de estética juntas, é um de seus modelos de beleza…

Enfim, fica aqui uma sugestão. Da próxima vez, é melhor as respectivas redações montarem um sistema de comunicação externa e em conjunto para evitar que derrapadas como esta aconteçam novamente. Daqui a pouco, as revistas vão fazer a cobertura da queima de fogos do Réveillon de 2002 e afirmar que também são matérias exclusivas.

Volta ao índice

Imprensa em Questão – próximo bloco

Imprensa em Questão – bloco anterior

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem