Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Schroeder vs. imprensa

ALEMANHA

O chanceler alemão Gerhard Schroeder pode mais uma vez ficar em situação desconfortável pelos rumores sobre sua vida pessoal. Foi marcada para o dia 21 audiência do processo que o chanceler abriu contra o Maerkische Oderzeitung, jornal regional da cidade de Frankfurt-an-der-Oder, na fronteira com a Polônia. Matéria publicada pelo veículo mencionava boatos de que o casamento de Schroeder com Doris Schroeder-Kopf não vai bem, apesar de ela ter participado ativamente da campanha política que recentemente reelegeu o marido.

As fofocas começaram a se espalhar em círculos políticos e jornalísticos depois que Doris deixou Berlim para morar em Hannover. O semanário Focus informou que, na ação judicial, Schroeder pedia que o jornal parasse de afirmar que ele "fica longe de sua casa em Hannover mais vezes do que suas obrigações exigiriam e que sai à noite quando vai para lá". "Quando vou a Hannover, fico em casa à noite", teria enfatizado em documento ao tribunal. Casado pela quarta vez, o primeiro-ministro estaria com dificuldades de pagar tantas pensões, o que fez com que ele se mudasse de uma ampla casa em Berlim para um pequeno apartamento na Chancelaria. De acordo com uma biografia publicada em 2002, sua mulher passou um bom tempo morando num apartamento de um quarto na capital alemã.

No ano passado, Schroeder se envolveu em conflito com uma agência de notícias por causa de insinuações de que ele tingiria o cabelo. John Hooper, do jornal britânico The Guardian [30/12/02], observa que, no caso dos rumores envolvendo a mulher, é provável que um processo aberto em Berlim chame muito mais a atenção do público do que a própria matéria, publicada localmente.