Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES >

…sem nada para fazer

Por lgarcia em 05/09/2000 na edição 97

Gravadoras de discos e produtoras de filmes e vídeo games estão fazendo propaganda agressiva de produtos de entretenimento violentos a crianças, mesmo rotulando o produto como impróprio ao público jovem.

A descoberta é da Federal Trade Comission. Relatos da investigação indicam que produtoras propagandearam filmes taxados de violentos durante programas de TV cuja audiência é composta por jovens. Mostram, também, que produtores de videogames violentos dispuseram seus anúncios em revistas voltadas aos jovens, indicando que o produto deve ser consumido por usuários "maduros".

Os investigadores analisaram milhares de páginas de documentos internos da indústria do entretenimento, incluindo pesquisas de mercado indicativas de que vender material violento é uma forma eficaz de aumentar consumo de entradas de cinema e compras de discos e videogames por adolescentes. Além disso, descobriram que filmes com censura de idade estavam sendo exibidos a adolescentes desacompanhados, de idade inferior à exigida.

Segundo matéria de Christopher Stern [The Washington Post, 27/8/00], a declaração da FTC proporcionará debates entre Hollywood e Washington sobre como a mídia influencia comportamentos violentos da juventude do país.

A investigação foi ordem de Clinton à FCT e ao Departamento de Justiça, no ano passado, quando a onda de agressões e homicídios dominou escolas norte-americanas.

Jack Valenti, chefe executivo da Motion Picture Association of America – responsável por estabelecer a censura de idade em filmes –, afirmou que a censura de idade é fornecida a jornais e emissoras de rádio e TV. "Damos todas as informações do mundo", disse. A MPAA possui um website em que há justificativas para cada censura.

Volta ao índice

Monitor da Imprensa – texto anterior

Monitor da Imprensa – próximo texto

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem