Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > THE WASHINGTON POST

Semana cheia de assuntos

Por lgarcia em 19/02/2003 na edição 212

THE WASHINGTON POST

Foi uma semana agitada para a imprensa americana: o desastre com o ônibus espacial Columbia, a possível invasão do Iraque (o discurso de Colin Powell na ONU), o confronto com a Coréia do Norte e a proposta de orçamento do governo foram eventos que dominaram as capas de jornais e revistas. Em toda a mídia essas histórias foram cobertas extensamente, comenta o ombudsman Michael Getler [The Washington Post, 9/2/03], mas ele destaca a edição de terça-feira (4/2) do Los Angeles Times, que deu manchetes para os quatro assuntos. Como leitor, Getler ficou satisfeito com a escolha dos editores, porque colocar esses acontecimentos na primeira página serviu para lembrar a todos o quanto estava em jogo, além de providenciar um contexto mais amplo para o entendimento de cada história.

Durante a semana, outras notícias ajudaram a refletir sobre a coleta e o processamento de informações pelos serviços de inteligência. No dia 1?/2, o Washington Post publicou uma matéria contando que um relatório confidencial produzido por analistas em novembro de 2001 já alertara o governo Bush quanto aos planos da Coréia do Norte de lidar com urânio enriquecido. O relatório, no entanto, não mereceu atenção devido ao 11 de setembro. A história lembra os avisos do FBI e da CIA sobre possíveis atentados terroristas antes do ataque ao World Trade Center, e os relatórios da Nasa sobre problemas de segurança no ônibus espacial, que também não foram examinados com atenção.

Getler reconhece que o governo deve ser constantemente inundado com relatórios de todos os tipos, mas essas notícias fazem refletir se o esforço extraordinário para coletar informações será algum dia equiparado à capacidade de avaliá-las.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem