Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Seminário para repórteres

JORNALISMO INVESTIGATIVO

Jornalistas com "faro" especial para matérias investigativas têm uma boa chance de aprender mais sobre o assunto e trocar idéias com colegas. Nos dias 30 e 31/5 acontecerá em Londrina, interior do Paraná, o Seminário Internacional de Jornalismo Investigativo: Técnicas de cobertura do crime organizado.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina e da Sercomtel S/A Telecomunicações.

São 100 vagas para jornalistas e 20 para estudantes do último ano de Jornalismo. As inscrições custam R$ 30.

A programação do dia 30/5, sexta-feira, é aberta. Os conferencistas serão os jornalistas Chico Otávio (O Globo), Rubens Valente (Folha de S. Paulo), Amaury Ribeiro Jr. (IstoÉ) e Gerardo Reyes (Miami Herald). Participarão da abertura representantes da Abraji (Marcelo Beraba, diretor da sucursal do Rio de Janeiro da Folha), do Centro Knight (o diretor e jornalista Rosental Calmon Alves), da UEL (a reitora Lygia Pupatto) e o coordenador do seminário, José Maschio (Folha de S. Paulo).

No sábado, dia 31/5, haverá duas oficinas. Pela manhã, o delegado da Polícia Federal Paulo Lacerda, o procurador federal Pedro Taques e o juiz federal Fernando Gonçalves falarão sobre desafios e técnicas para investigar o crime organizado. A mediação será do jornalista Chico Otávio. À tarde, a oficina será sobre técnicas de reportagem com auxílio de computador, com os jornalistas Gerardo Reyes, José Roberto Toledo (Jornal do Terra), Cláudio Tognolli (USP/Jovem Pan) e Eduardo Faustino (TV Globo). A mediação será de Rubens Valente (Folha de S. Paulo).

Informações

Sítio da Abraji: <http://planeta.terra.com.br/noticias/investigativo/>