Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Separação turbulenta

ROSIE

Um ano e meio após o lançamento da revista com seu nome, a ex-apresentadora de TV americana Rosie O?Donnell anunciou a decisão de deixar o projeto, alegando desentendimentos com a editora Gruner & Jahr. A publicação, que alcança uma tiragem de 3,5 milhões de exemplares, deve parar de circular em dezembro.

"Eu lamento ter que dizer aos meus leitores e à minha equipe que meu envolvimento com a revista está acabando, mas minha integridade e meu nome estão em jogo, e este é um preço muito alto", declarou Rosie numa coletiva de imprensa. "Não posso ter meu nome num veículo se não estou certa de que ele vai representar minhas visões e idéias."

Segundo a editora, Rosie dobrou o número de anúncios em relação ao ano anterior e deveria tornar-se lucrativa em 2003. Mas a queda de vendas em banca foi o começo de uma guerra interna: a Gruner & Jahr contratou a editora Susan Toepfer (ex-People), contra a vontade de Rosie que, impedida de demiti-la, acabou afastando-se do controle editorial. As acusações são mútuas: Rosie alega que sua imagem foi seqüestrada para vender uma revista sobre a qual ela não tinha mais controle, e a Gruner & Jahr afirma que ela tentou usar a publicação para divulgar suas idéias e problemas pessoais. Informações do Wall Street Journal [18/9/02] e de David Carr [New York Times, 19/9].