Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > NOTÍCIA PLANTADA

Será mera coincidência?

Por lgarcia em 11/12/2002 na edição 202

NOTÍCIA PLANTADA

Chico Bruno (*)

Na leitura dominical dos principais jornais e revistas da semana passada nos detivemos na coincidência de uma pauta nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, que nos suscitaram uma certa desconfiança de que foi plantada.

A matéria versa sobre as ações judiciais impetradas pelo PT contra determinados atos do atual governo, e que a partir de 1? de janeiro vão trazer sérias dores de cabeça para o novo governo brasileiro.

Claramente as duas matérias receberam as informações da mesma fonte. O jornal carioca considerou o assunto muito importante, e o transformou em manchete de capa, com o título "Ações movidas pelo PT podem causar rombo no governo Lula". A matéria é encimada pelo chapéu "Feitiço contra o feiticeiro". O jornal paulista traz o assunto também na primeira página, com o título "Ações do PT no STF podem atrapalhar governo Lula". A reportagem recebeu o título "PT tem que derrotar PT para ter verba em 2003".

As matérias, em ambos os jornais, são das sucursais de Brasília. Com conteúdos muito parecidos, tentam demonstrar ao leitor que o grande adversário do governo Lula serão as atitudes tomadas pelos petistas contra o atual governo. Aproveitam inconscientemente uma deixa do próprio Lula no encontro com as bancadas do partido, a atual e a futura, na semana passada. Na reunião, Lula advertiu os parlamentares petistas de que deverão ter a responsabilidade de quem está no governo, admitindo que, antes, na oposição, foram irresponsáveis.

Uso e abuso

A coincidência inspira a desconfiança de que foram plantadas para atingir em cheio o PT, pois deixam claro que para governar, o partido vai ter que abrir mão de seu discurso anterior. Deixam ainda no ar a sensação de que o governo Lula será igual ao que sai ? portanto, não virão as mudanças tão preconizadas na campanha.

É o tipo da matéria que traz embutido um interesse político. Tem a cara de matéria investigativa, mas não aponta para tal. Aponta na direção de que os dados foram levantados pelos tais bisbilhoteiros, que os políticos que farão oposição a Lula estão contratando, segundo informa a imprensa.

Uma matéria investigativa em qualquer veículo de comunicação teria interesse em levantar sigilosamente, para divulgar com exclusividade. A coincidência e o destaque dado pelos dois jornais, um carioca e outro paulista, sugerem que a pauta foi plantada com o objetivo de mostrar que os petistas vão se envenenar com o mesmo veneno que administravam a Fernando Henrique.

Terá sido mera coincidência ou mais uma vez os políticos usam e abusam da imprensa? Eis a questão que se deixa no ar.

(*) Jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem