Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

PRIMEIRAS EDIçõES >

Sete mil cortes na Inglaterra

Por lgarcia em 15/08/2001 na edição 134

TELETIPO

Já chega a 7 mil o número de cortes de pessoal em companhias midiáticas britânicas somente neste ano. As demissões atingiram jornais, revistas, TVs e rádios, devido à queda de anúncios e a conseqüente queda nos lucros. Segundo Dan Milmo [The Guardian, 7/8/01], quando uma empresa está sob pressão financeira a folha de pagamento é o primeiro alvo. A Trinity Mirror, maior editora de jornais da Inglaterra, demitiu 800 pessoas. A emissora via satélite BSkyB, cortou 330 cargos, e a Granada eliminou 180. Enquanto algumas demissões são resultado de revisões estratégicas anunciadas antes de a economia britânica desacelerar, o nível de cortes também será influenciado pela falta de certeza do mercado publicitário.

Segundo a Reuters (8/8/01), a Viacom Inc. e a News Corp. anunciaram que trocarão entre si três estações de TV americanas. A Viacom comprará a KBHK, de São Francisco, em troca da KTXH, em Houston, e a WDCA, em Washington. Com a compra da KBHK, a quinta maior estação do país, a Viacom passa a ter sete mercados, nos quais controla mais de uma estação. Da mesma forma, após a transação, a Fox deve alcançar número igual de mercados. O acordo deve ser submetido à aprovação de instâncias reguladoras federais.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) anunciou que quatro publicações peruanas serão condecoradas por apoiar a imprensa independente durante o regime do ex-presidente Alberto Fujimori. O prêmio de Liberdade de Imprensa será concedido aos jornais El Comercio, La Republica e La Industria de Trujilo e à revista Caretas. Segundo a associação, as publicações enfrentaram ataques e tentativas de intimidação pelo governo Fujimori. Os prêmios SIP são divididos em 10 categorias, e contemplam reportagens sobre questões da América Latina. Entre os homenageados estava o brasileiro Eduardo Auler, do jornal Extra, por matéria sobre o uso de drogas em escolas públicas. As informações são da Associated Press (8/8/01).

    
    
                     

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem