Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Show controverso

PROGRAMAÇÃO

A exibição do Victoria’s Secret Fashion Show, programa da famosa marca de lingerie, promete causar problemas para a rede ABC. Integrantes do Federal Communications Commission (FCC, a agência reguladora de comunicação dos EUA) anunciaram ter recebido dezenas de reclamações sobre o show e suas promoções.

Brooks Boliek [The Hollywood Reporter, 18/11/01] conta que Michael Copps, em especial, disse ter ouvido queixas da própria filha de 27 anos, que recentemente virou mãe. "Ela viu o programa e ficou preocupada. Quando seu filho tiver idade para assistir TV, ele deveria ver uma programação mais saudável", disse o representante da FCC.

Copps encaminhou as observações ao conselho para investigar se houve violação do regulamento contra a indecência. Atualmente, a comissão limita a exibição de programas considerados indecentes ao horário entre 22h e 6h. De acordo com a definição do FCC, um material é indecente quando "mostra ou descreve atividades sexuais ou órgãos de uma maneira claramente ofensiva".

O show, levado ao ar às 21h, foi classificado como impróprio para menores de 14 anos. Em comunicado, a ABC disse que o programa obedeceu a seus padrões.

Os programas matutinos da TV americana, sempre devotados a culinária, moda e fofoca dos famosos, tiveram que se reinventar após declarada a guerra contra o terrorismo ? ao menos por enquanto. Um estudo do grupo Project for Excellence in Journalism (PEJ) aponta que, em junho, Today, Good Morning America e Early Show dedicaram 7% de seu tempo a matérias internacionais ou sobre o governo; no mês passado, este número subiu para 58%.

Good Morning America, apresentado por Diane Sawyer e Charlie Gibson, revelou-se "o mais sério" entre os três, com 63% de hard news, diz o PEJ, que examinou os programas por duas semanas em junho e duas em outubro. Já Today e Early Show exibiram, respectivamente, 59% e 53% de hard news. Nos "bons tempos", lembra Howard Kurtz [Washington Post,19/11/01], os shows consagravam um terço de seu tempo à venda de livros, filmes e peças de cozinha. Mais de um quarto dos segmentos era sobre celebridades e quase a metade sobre saúde, moda, esporte, culinária e turismo.

Obviamente, nem tudo mudou: notícias sérias e outras nem tanto passaram a conviver. No mesmo programa, podemos ver Madeleine Albright (secretária de Estado de Bill Clinton) e Martha Stewart (a "célebre dona de casa"), fazendo torta de maçã em Early Show, ou assistir a entrevistas com um especialista em terrorismo e com o diretor do filme Harry Potter (em Today).

Ainda segundo o estudo do PEJ, enquanto a audiência dos programas da manhã subiu, 77% dos noticiários locais de TV estão sofrendo queda.