Domingo, 20 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES > IMAGENS DA GUERRA

Sky News é multada por informação imprecisa

Por lgarcia em 23/12/2003 na edição 256

IMAGENS DA GUERRA

A Sky News recebeu uma multa de 50 mil libras esterlinas por causa de uma notícia deformada sobre um submarino da Marinha Real durante a guerra do Golfo. A Comissão Independente de Televisão britânica (ITC, sigla em inglês) impôs a multa no dia 15/12 e disse que a reportagem, do repórter James Forlong, corrompeu regras de precisão. Seu texto, de 21/3/03, descrevia o disparo de um míssil de navio e dava a impressão de que as imagens eram do conflito. Em julho, porém, descobriu-se que as imagens eram de um arquivo e que o submarino estava no cais.

Forlong é um premiado repórter que trabalhou na Sky News por 10 anos, perdeu o emprego e cometeu suicídio em outubro, de acordo com Mark Oliver [The Guardian, 16/12/03].

A multa foi resultado de um inquérito feito no mês passado pelo comitê de sanções da ITC. Um porta-voz da organização disse que "o comitê concluiu que a reportagem não foi precisa. O comentário inferiu que o disparo do míssil era parte do conflito corrente. Não era. O público confia na precisão dos noticiários, principalmente em tempos de guerra". Apesar disso, o comitê elogiou a Sky News por não tentar minimizar o ocorrido. O porta-voz afirmou ainda que esse foi um caso isolado, única vez em que a cobertura da Sky à guerra no Iraque foi questionada.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem