Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Sobrevivente na Caxemira

Por lgarcia em 24/07/2002 na edição 182

TELETIPO

Shahid Rashid, editor do State Reporter, jornal indiano da Caxemira, levou dois tiros disparados por homens mascarados quando ia para seu escritório em Chanapora, subúrbio de Srinagar, capital de verão do estado de Jammu-Kashmir. Moradores o levaram para o hospital, onde se recupera. Ninguém reivindicou a autoria do atentado, segundo a AP [10/7/02]. Os ataques a jornalistas aumentaram na Caxemira desde que forças indianas começaram a combater separatistas islâmicos em 1989. A Caxemira, de maioria muçulmana, é disputada desde 1947 pela Índia, atual detentora da área, e o Paquistão. Já houve duas guerras entre os países desde então.


O fotógrafo irlandês Desmond Boylan preocupou colegas em todo o mundo com a foto de um touro que corre de frente para a câmera, a poucos passos de chifrá-la, no tradicional festival de San Fermin, na cidade espanhola de Pamplona, em que animais correm pelas ruas atrás da multidão. A Reuters [10/7/02], para a qual trabalha Boylan, conta que recebeu ligação de uma agência escandinava que queria saber se ele havia morrido. Um jornal alemão publicou a imagem com o título “Como estará o fotógrafo?”. Ele embrulhou a câmera em plástico-bolha, deixando somente a lente de fora. Depois colocou a máquina embaixo de uma barreira na rua, e esperou, protegido, que um animal avançasse, para então acionar a máquina por controle remoto.


O fotógrafo Yousuf Karsh, responsável por retratos famosos de Winston Churchill, Albert Einstein e Ernest Hemingway, morreu aos 93 anos. Robert O?Neill [AP, 13/7/02] conta que suas fotos fazem parte de coleções permanentes do Museum of Modern Art de Nova York e do National Portrait Gallery em Londres. “Meu interesse pessoal por gente comum é ilimitado, mas sou fascinado pelo desafio de retratar a verdadeira grandeza de forma adequada com minha câmera”, escreveu em 1996 o fotógrafo que clicou 12 presidentes americanos e artistas como Audrey Hepburn, Brigitte Bardot e Humphrey Bogart.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem