Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Sérgio Bueno

ASPAS

O SUL

"Novo jornal ?O Sul? começa a circular hoje", copyright Valor Econômico, 2/07/01

"Um novo jornal diário começa a circular hoje no Rio Grande do Sul. Editado pela Rede Pampa, o segundo maior grupo gaúcho de comunicação, ?O Sul? tem formato tablóide e será lançado com uma tiragem de 100 mil exemplares. A nova publicação concorrerá diretamente com Zero Hora, que vende pouco mais de 150 mil jornais por dia e pertence ao grupo RBS, o maior do setor no Estado.

O Sul exigiu investimentos de US$ 9,5 milhões, que serão amortizados ?a longo prazo?, disse o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto. Os aportes foram bancados exclusivamente com recursos próprios e incluíram a construção de um prédio junto à sede do grupo, aquisição de equipamentos e informatização. A equipe de redação terá 80 jornalistas.

De acordo com Paulo Sérgio, a meta de O Sul é chegar a setembro com uma venda diária consolidada de 60 mil exemplares, sendo 30% por intermédio de assinaturas. Uma parte da tiragem inicial será destinada à ?degustação? – distribuição gratuita voltada à conquista de novos leitores.

Até agora a Pampa operava apenas nos segmentos de rádio e televisão, como afiliada das redes Record e SBT em regiões diferentes do Estado. No ano passado, o grupo faturou US$ 20 milhões e projeta um crescimento de 40% em 2001, boa parte alavancada pelo novo jornal.

A Pampa pensou em ingressar na mídia impressa em 1999, mas o projeto original era lançar um jornal popular. Os planos foram alterados ano passado com o início da circulação do Diário Gaúcho, também da RBS, justamente com este perfil, explicou Paulo Sérgio. Além de O Sul, Zero Hora e Diário Gaúcho, são editados em Porto Alegre o Correio do Povo e o Jornal do Comércio.

O jornal nasce com circulação em 15 municípios da região metropolitana de Porto Alegre, e até o final de 2002, deverá chegar a todas regiões do Rio Grande do Sul, adiantou o executivo."

    
    
                     

Mande-nos seu comentário