Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Série sobre ex-presidente atiça conservadores

RONALD REAGAN

O Media Research Center, grupo conservador americano de crítica de mídia, pediu a 100 grandes companhias que boicotem a série The Reagans, que está sendo produzida pela CBS. Com dois episódios, ela deve ser exibida nos dias 16 e 18/11 e vai mostrar a vida do ex-presidente Ronald Reagan e de sua mulher Nancy. Apresentadores de TV direitistas, como Pat Buchanan, têm criticado a atração sem a terem visto, já que ainda não está pronta. A CBS não faz menção de desistir de exibi-la, embora conceda fazer algumas mudanças.

Um dos pontos mais sensíveis do enredo seria um momento em que Nancy pede que Reagan faça algo para ajudar as vítimas da AIDS e ele responde: "Aqueles que vivem no pecado devem morrer no pecado". A autora do roteiro final, Elizabeth Egloff, admite que não há evidência de que ele tenha dito isso de fato. Ken Kachigian, ex-conselheiro do presidente, observa que nunca notou que ele fosse intolerante e critica o fato de o programa ser exibido quando Reagan está impedido de se defender por sofrer do mal de Alzheimer. "Para mim é a pior coisa quando um homem que ainda está vivo não pode falar por si", lamenta.

Outro aspecto mal visto pelos republicanos é o fato de que James Brolin ? marido de Barbra Streisand, liberal assumida ? fará o papel do velho presidente, algo que pode ser interpretado como pura provocação. As informações são de Lynn Elber [AP, 29/10/03].