Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

PRIMEIRAS EDIçõES > E-REVISTAS

Tela é papel, papel é tela

Por A questão das fotos em 13/06/2001 na edição 125

E-REVISTAS

Depois de muita promessa e enrolação, as primeiras revistas distribuídas digitalmente viram realidade para os americanos a partir deste mês. Trata-se de réplica idêntica, página por página, da versão impressa, disponível para download.

A distribuidora eletrônica NewsStand será responsável pela distribuição da Harvard Business Review aos assinantes, enquanto a concorrente qMags lançará em outubro a edição digital de novembro da revista Popular Mechanics ? que será a primeira de consumo em larga escala no formato digital.

De acordo com Jon Fine [AdvertisingAge, 4/6/01], publicações eletrônicas podem baixar os custos e ser mais atraentes para as editoras, uma vez que as taxas postais e o preço do papel estão subindo. Na qMags, publishers de cada revista venderão as assinaturas digitais. Assinantes receberão uma senha, pela qual poderão acessar a revista em arquivo .pdf, do Adobe Acrobat. No caso da Popular Mechanics, a assinatura anual da versão digital terá preço básico de US$ 21,95, o mesmo da versão impressa.

Richard Seet, presidente da Qiosk, calcula que, dependendo dos anúncios, uma revista de cerca de 100 páginas deverá ter 5 megabytes, tamanho cujo valor calculado é de 7,5 centavos de dólar. A qMags fará dinheiro com cobrança de serviços ? os quais, segundo Seet, custam menos de 50 centavos de dólar por transmissão.

Uma possível complicação para a revista digital são os direitos autorais de fotografias. A questão pode ficar ainda mais cabeluda no caso de fotos de celebridades e fotógrafos famosos. "A fotógrafa Annie Leibowitz não assinará contrato algum de direitos de suas imagens no meio eletrônico", disse Peter Meirs, diretor de tecnologia para mídia alternativa da Time Inc.

Além disso, anunciantes também demonstram preocupação. "Pode haver maior fragmentação do público-leitor", disse Eric Blankfein, vice-presidente e diretor de planejamento de mídia da Horizon Media.

    
    
                     

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem