Domingo, 22 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

PRIMEIRAS EDIçõES >

Tem alguém aí?

Por lgarcia em 05/10/2000 na edição 99

Liliana Morales (*)

Entre cifras milionárias, empolgação e audiência conquistada, os grandes portais (especialmente no que se refere a notícias) só se esqueceram de uma coisa: o usuário/leitor não é bobo.

Tem alguém aí? É o que dá vontade de perguntar ao ler as chamadas "Últimas". Basta perder (mesmo) meia hora acompanhando cada um deles: o factual está lá, com e-xa-ta-men-te o mesmo texto. Ou seja, é a velha conhecida "gillete-press" a serviço da tecnologia. O iG copia da Folha, que copiou do Jornal do Brasil, que copiou do Globo On, que copiou de alguém. O mesmo incêndio acontece 10 vezes no mesmo dia, às 10h45 no UOL, às 11h40 no iG, ao meio-dia no JB. A operação rescaldo já acabou, mas as "Últimas" continuam pegando fogo…

E o mais engraçado de tudo isso é que até os "errinhos" de português (bobagem, o que vale é a rapidez!) aparecem iguais em todos eles. E merecem um capítulo à parte. Aquela mesma meia hora (já perdida mesmo…) é suficiente para encontrar dezenas de besteiras, entre erros crassos de concordância, ortografia, frases que não dizem nada e falhas de informação. Vou mandar só algumas que encontrei por aí (rir um pouco é sempre bom!):

500 anos do Brasil: muitos protestos poderão ocorrer

23:53 "Daqui a algumas horas o Brasil estará completando 500 anos do seu descobrimento pelos portugueses e esse motivo é o suficiente para a criação de uma programação de shows, eventos, inaugurações, tudo para celebrar a data. Porém, nem tudo são flores. De um lado está (sic) o governo federal, políticos e autoridades festejando o descobrimento do país tupiniquim, e de outro, estão os movimentos populares, sindicatos e lideranças não-governamentais que aproveitam o momento para fazer protestos e reivindicações de todo tipo."

Para não dizer que eu não falei das flores…

"Na véspera do dia 22, o que se vê em Porto Seguro é um cenário de expectativa do que estará por vir. Todos aqui já tem (sic) conhecimento do roteiro dos presidentes e dos eventos que acontecerão no sábado, mas os planos dos grupos indígenas, militantes do MST, lideranças do Movimento Negro Unificado, etc, ninguém sabe ao certo. Por enquanto o que há são muitas especulações e promessas de manifestos. (…)"

Essa é ótima!!

MST promete protestos em Porto Seguro

"Como se não bastassem os índios, a comemoração dos 500 anos do Brasil também inclui outro grupo que promete fazer muito barulho aqui em Porto Seguro: o Movimento dos Sem Terra (MST). (…) O que nos resta agora é esperar, mas dá para arriscar a previsão de que muitos imprevistos poderão acontecer em razão dos protestos provenientes das categorias que lutam e exigem melhorias e garantias dos seus direitos."

O período todo é uma pérola, mas essa última frase é, digamos, esclarecedora!

Alexandre Pires de volta aos palcos cariocas

15:00 "Longe dos palcos desde o acidente de trânsito no qual (sic) resultou na morte de um comerciante, Alexandre Pires volta a cantar para seu público."

Essa doeu…

Globo estréia nova vinheta amanhã

12:17 "A cantora Nana Caymmi gravou um trecho da letra do Hino Nacional dentro da melodia do Parabéns Pra Você. Ao final da vinheta, através de um efeito de computação gráfica, um mosaico com imagens das pessoas que participaram antes formam o mapa do Brasil."

Sem comentários!

Polícia Rodoviária Federal já registra 123 mortes

"A Operação Semana Santa, da Polícia Rodoviária Federal, que começou na quinta-feira e vai até às 8h de segunda-feira, registrou até agora em todo o país 307 (sic) acidentes, sendo 123 com vítimas e 284 sem vítimas. Vinte e oito pessoas morreram e 205 ficaram feridas. Em Pernambuco, quatro pessoas morreram. Sergipe registrou até agora três acidentes com mortes e o Piauí, dois."

Tudo na internet se multiplica rapidamente, até as mortes!

Não tenho mestrado, muito menos PhD em português, mas sou jornalista, caramba! E no meu tempo (que não é nada longínquo) jornalista tinha que checar notícia e saber português, sim. E editor tinha que ler antes de mandar para o ar.

Parece que não é o que acontece hoje, infelizmente. Estamos na era do "CTRL+C Press" (para quem não sabe, é o comando "copiar" do computador), e do "manda qualquer coisa aí". Só que o leitor não é e nem gosta de ser feito de trouxa…

(*) Jornalista

Volta ao índice

Feitos & Desfeitas – bloco anterior


Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem