Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

PRIMEIRAS EDIçõES > BALANÇO 2002

Textos que merecem repeteco

Por lgarcia em 01/01/2003 na edição 205

BALANÇO 2002

Victor Gentilli

O velho debate da exigência do diploma para o exercício profissional do jornalismo voltou à pauta com a decisão ? precária, mas em vigor até agora ?, da juiza Carla Rister. Muitos escreveram sobre a questão. Os textos publicados no Observatório da Imprensa chegaram a ser editados numa coletânea organizada pela Fenaj. Mas o professor Nilson Lage, de Santa Catarina, foi quem de fato trouxe novos e interessantes argumentos para o debate.

No final de abril, coube ao professor Bernardo Kucinski a conferência de abertura do V Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. O Observatório publicou sua conferência na íntegra. O impacto foi grande. Na edição seguinte, Alberto Dines escreveu sobre o texto de Kucinski, considerando-o uma aula magna sobre a ética no jornalismo brasileiro e o ensino de ética nas escolas.

A grande referência mundial do ensino de jornalismo, a Universidade de Columbia, viveu em 2002 um dos seus momentos mais vigorosos, com um intenso debate sobre os novos caminhos do ensino. Norma Couri trouxe a questão para os nossos leitores com todas as tendências, implicações, repercussões.

Ainda da banda Norte do planeta, o professor Luiz Gonzaga Motta apresenta, de Barcelona, as novas visões sobre o jornalismo contemporâneo nas análises dos pesquisadores europeus. Texto fundamental.

2002 foi também o ano em que máquinas começaram a realizar o trabalho de jornalistas. Estudioso da questão há muitos anos, o professor Nilson Lage, que já escrevera sobre o tema nos primórdios deste Observatório, volta com um texto instigante sobre os jornalistas-robôs.

Este observador acompanhou sem maiores discussões o que ia acontecendo nas escolas. Com a perspectiva de mudança de governo, produziu um texto sobre a questão; dois outros textos deste observador também são apresentados neste balanço. Boa leitura.




Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem