Terça-feira, 22 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES > PEOPLE

Tom Cruise e a cientologia

Por lgarcia em 22/07/2003 na edição 234

PEOPLE

Roger Friedman [Fox News, 14/7/03] escreveu um artigo criticando a revista People por publicar uma matéria de cinco páginas na qual o ator Tom Cruise faz propaganda de um programa de combate ao analfabetismo mantido pela Cientologia, seita baseada em conceitos psicanalíticos apontada por críticos como sendo caça-níqueis.

Famosa por atrair estrelas de Hollywood, ela tem ramificações em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. A reportagem da People suscita questionamento com relação à postura de sua proprietária, AOL Time Warner, já que em 1991 sua revista maior, a Time, trouxe matéria negativa sobre a Cientologia, o que levou a um processo que a seita perdeu.

O programa elogiado por Cruise ? batizado com a sigla inglesa Help ? seria um instrumento de propaganda, condicionando seus alunos a ingressarem na Cientologia, da qual o ator, naturalmente, faz parte.

Friedman chama atenção para a bizarra alegação do artista de que ele teria deixado de ser analfabeto aos 22 anos graças ao Help, reproduzida sem ressalva pela People. A publicação não questiona como ele conseguiu concluir colegial e faculdade sem saber ler. A explicação mais plausível para a condescendência com essa improvável história é que a revista estava tão desesperada para conseguir uma entrevista com Cruise que não se preocupou em analisar suas afirmações.

A matéria dá pouco espaço aos críticos da Cientologia, mencionando apenas que eles existem. O professor da Universidade Carnegie Mellon David Touretzky, conhecido oponente da seita, se disse surpreso com a atitude da repórter Fannie Weinstein: "Ela me ligou e conversamos muito, mas fui cortado da reportagem".

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem