Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Tradição em queda livre

TODAY

A menina dos olhos da NBC News tem trazido muitos problemas ao presidente da emissora, Neal Saphiro. Ele se reuniu diversas vezes nas últimas semanas com a equipe para entender as recentes quedas de audiência do programa, que há seis anos tem deixado para trás o segundo colocado, Good Morning America, da ABC.

O problema do Today é apenas uma entre as dores de cabeça que a NBC vem enfrentando, entre as quais a queda de audiência no canal de negócios CNBC e o lançamento de um telejornal pela ABC que pode desbancar o veterano líder Nightly News. Seria a segunda cutucada da ABC em programas de renome e história.

Poucos programas seriam motivo de noites mal dormidas enquanto se vence o concorrente mais próximo por quase 900 mil telespectadores. Mas, de acordo com Bill Carter [The New York Times, 26/11/01], apenas seis meses atrás a margem de Today sobre o Good Morning America era duas vezes a atual. Pior, os índices gerais do Today caíram. Nas últimas semanas, o programa atingiu média de 18% da audiência matinal, a mais baixa desde 1994. Geralmente essa porcentagem fica em 20 e poucos. A frustração frente às estatísticas atingiu muitos funcionários da NBC, que estranharam o fato de Today estar tão fraco em tempos de notícias intensas.

Acima dessas considerações, há outra preocupação. O contrato da estrela Katie Couric deve expirar em maio. As negociações para um novo contrato se intensificarão nos próximos meses. Katie dirigiu Today durante os seis anos de liderança do programa – "o mais importante patrimônio da empresa, acima da CNBC ou de qualquer outra coisa", nas palavras de um executivo.

Today, prestes a completar 50 anos, é o programa mais antigo da TV aberta americana. É, também, o programa que gera mais lucro no país, atingindo a marca de US$ 250 milhões por ano.