Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > c

Tributo aos leitores

Por lgarcia em 07/05/2003 na edição 223

OBSERVATÓRIO, ANO 8

Luiz Egypto

Desde sua primeira edição online, em abril de 1996, o Observatório da Imprensa mantém constante o ritmo de conquista de leitores ? na razão direta da disseminação da internet no Brasil e do aumento da vigilância exercida pela sociedade sobre a mídia que lhe serve. Os números da audiência do OI, auditados pela WebTrends (http://www.webtrends.com) para os sítios hospedados no portal iG, mostram um crescimento sustentado que, afora requerer alguma comemoração, só aumenta a responsabilidade da equipe que zela pelos seus objetivos e linha editorial.

Um ano atrás, em texto que registrava o sexto aniversário do OI (edição n? 171, 8/5/02), o editor-responsável Alberto Dines lembrava os objetivos do projeto:


"Atuar simultaneamente a) na formação profissional, b) no mercado e, c) junto à sociedade, motivando-a para exigir mais da sua imprensa. Recuperar em todos os níveis a noção de excelência em jornalismo".


A perseguição dessas metas tem sido tarefa da equipe e, sobretudo, dos novos colaboradores que se agregam pelo caminho, pois que se identificam com o projeto e nunca mais leram jornal do mesmo jeito. E isso se reflete numa audiência crescente, em que pese a especificidade da linha editorial do OI.

Ano passado comemorávamos médias diárias em torno de 20.000 páginas vistas [veja remissão abaixo]; agora, essas médias mais do que dobraram e estabilizaram-se, de fevereiro em diante, na faixa de 40.000 a 60.000 páginas vistas/dia ? como pode ser observado no gráfico abaixo.

No tocante ao número de visitantes únicos ? medição que registra uma única vez o internauta que acessou mais de uma vez o sítio no período de um mês ?, a tendência de crescimento constatada em maio 2002 consolidou-se no período seguinte, com mediana ascendente. Veja abaixo:

Por tudo isso comemoramos nosso sétimo aniversário com o leitor ? com um tributo ao leitor-cidadão, a razão de ser deste Observatório, agora no seu oitavo ano de atividades.

Leia também

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem