Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES >

Três leituras de uma mesma foto: escolha a pior

Por lgarcia em 05/07/1998 na edição 48

“Está errada a legenda da foto da página 16 do dia 22 de junho. A mulher que aparece tirando uma fotografia e a menina que está brincando perto não são mãe e filha.”

Assim O Globo tratou, sob a rubrica Correção da edição de 1 de julho, uma maluquice de sua reportagem. O que provocou a lacônica manifestação foi um texto enviado ao OBSERVATÓRIO por nosso colaborador Ivan Lima, fotógrafo e professor de fotografia no Rio, e reenviado ao Globo.

O leitor conhecerá melhor o caso lendo o relato de Ivan Lima. Ei-lo. (M.M.)

Ivan Lima

 


1ª leitura Um amigo meu que só lê grego olha a fotografia e constata que uma jovem está fotografando uma bolha de sabão, que uma menina (entre oito e dez anos) faz com um sopro. A moça está com uma blusa aberta no peito em forma de vê, mangas arregaçadas e veste um legue pesca-siri. Ao fundo ele vê carrinhos de bebê e pessoas agachadas. Não entende muito bem.Digo-lhe que o assunto é o inverno e ele não entende duplamente.

2ª leituraUm brasileiro lê a matéria sobre a chegada do inverno em que o dia está nublado, a temperatura caiu. A legenda diz que uma menina solta bolhas de sabão e se deixa fotografar por sua mãe encasacada. Não entende o “encasacada” mas acha que realmente são mãe e filha.

3ª leitura (realidade)Domingo, 21 de junho de 1998, 11h30 da manhã. Faço fotografia com um assistente e um grupo de alunos na pista da praia do Leblon, interditada. Uma aluna de 19 anos fotografa uma cena de crianças fazendo bolhas de sabão. Bem de longe, com uma teleobjetiva, um fotógrafo faz fotos dela. Me aproximo dele, pergunto de que se trata, me apresento e dou-lhe por escrito o assunto que ele está fotografando. Ele guarda o cartão e continua fotografando o mesmo assunto. Faz muitas fotos. Logo depois percebo que a jornalista anota tudo a distância, não conversa com ninguém. Num dado momento ela vai ao carro do jornal, coloca os seus pertences nele e vem comer pipoca, numa carrocinha.Segunda-feira, dia 22, a aluna cuja foto foi publicada no jornal chega na aula dizendo que tem 19 anos: segundo o jornal O Globo, teve uma filha com dez.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem