Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Tudo azul na New Yorker

TELETIPO

Para surpresa de muitos a revista americana The New Yorker vai fechar o ano com lucro de US$ 1 milhão após 16 anos de prejuízos desde que a editora Conde Nast comprou o título ? perda acumulada de US$ 215 milhões. Os céticos não entendem como uma publicação que perdeu US$ 11 milhões em 2000 pode ter saído do vermelho tão rapidamente justamente durante a pior crise publicitária desde a Grande Depressão. Keith Kelly, do New York Post [24/11/02], destaca que o volume de páginas de publicidade da New Yorker cresceu 5,1% este ano em comparação a 2001.

No sítio <www.britishpathe.com> é possível acessar 3.500 horas de vídeo do arquivo da agência britânica Pathe News. Ela existiu de 1902 a 1970, levando ao público inglês, em boletins cinematográficos bissemanais, as mais importantes notícias. O material digitalizado ? que, por enquanto, está disponível gratuitamente ? é de valor histórico incalculável, incluindo as duas Grandes Guerras, a crise de 1929 e a chegada do homem à lua. Segundo The Guardian [20/11/02], a televisão colorida foi o principal fator determinante para o fim da Pathe News, que pertence ao Daily Mail e ao grupo General Trust, e que durante muito tempo foi criticada por seguir a linha dos governantes da Grã-Bretanha, fazendo com que seus boletins muitas vezes tivessem aspecto de propaganda.

O primeiro-ministro britânico Tony Blair prometeu instalar internet de banda larga em todas as escolas públicas e salas de cirurgia de seu país até 2006. O projeto, que vai consumir US$ 9,3 bilhões, reacende o debate sobre a decisão do governo de permitir que a BBC, companhia pública de mídia, lidere a criação do material escolar que será usado nos terminais escolares de alta velocidade. Editoras educacionais e emissoras reclamam que a medida é danosa à concorrência privada. As informações são do Guardian [19/11/02].