Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

TV estatal, pilantragem privada

Por lgarcia em 31/07/2002 na edição 183

TELETIPO

Quatro funcionários da TV estatal egípcia estão sendo acusados de receber propina de pessoas que queriam aparecer no ar. Um médico teria pago mais de US$ 2 mil para participar do programa Bom Dia Egito. Jornais de oposição publicaram reportagens com detalhes de fitas com as negociatas dos acusados. Um dos executivos mais importantes da emissora, Mohammad Al-Wakeel, foi preso em seu escritório. Segundo Magdio Abdelhadi [BBC News, 18/7/02], o caso reforça a desconfiança que muitos egípcios têm com relação à idoneidade do governo.

Após receberem novas evidências do governo holandês, promotores de Jacarta disseram que tentariam reabrir o processo de investigação do assassinato do jornalista Sander Thoenes, do Financial Times, durante o violento processo de desocupação do Timor Leste pela Indonésia, em 1999. Segundo investigação do detetive Gerrit Thiry, ele teria sido morto pelo tenente Camilo dos Santos. Como informa a AP [17/7/02], o militar negou a acusação e a Indonésia fechou o caso por falta de provas. Thiry entregou aos promotores um vídeo que mostra soldados do Batalhão 745 ? ao qual pertencia Santos ? colocando em um caminhão a motocicleta da qual Thoenes foi derrubado antes de ser morto.

Laura Bozzo, conhecida apresentadora de talk show no Peru, está sendo interrogada por procuradores sobre supostos US$ 3 milhões que teria recebido do ex-chefe de inteligência Vladimiro Montesinos, para apoiar a campanha de reeleição de Alberto Fujimori, em 2000. Ela está em prisão domiciliar porque tentou ir para os Estados Unidos, sob alegação de que teria gravação lá. Nos EUA, Laura apresenta o programa Laura no canal hispânico americano Telemundo. Montesinos, que desencadeou escândalo de corrupção que acabaria com a era Fujimori no Peru, está preso, por dezenas de acusações. O ex-presidente continua em exílio no Japão, reporta a AP [18/7/02].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem