Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Um ano cheio de vírus

Por lgarcia em 01/01/2003 na edição 205

TELETIPO

A empresa americana MessageLabs, especializada no combate a vírus de computador em mensagens eletrônicas, concluiu em estudo que um em cada 215 e-mails enviados em 2002 estava contaminado. A quantidade de vírus neste ano foi quatro vezes maior do que em 2001. O tipo mais comum foi o Klez H, encontrado em 9,3 milhões dos 2 bilhões de mensagens filtradas pela MessageLabs. Analistas da companhia atribuem o aumento no número de e-mails com vírus à maior sofisticação destes programas malignos e ao maior número de usuários domésticos, menos protegidos. As informações são da Media Life [17/12/02].

Pelo menos por enquanto, algoritmos que programadores criam para montar sítios de notícias na internet ainda não conseguem substituir à altura um editor de carne e osso. Bambi Francisco, do CBS MarketWatch [18/12/02], reporta que a página de notícias do buscador Google, inaugurada em setembro, tinha recentemente como chamada principal ? escolhida por um robô ainda em testes ? um press-release financeiro. Porta-voz do sítio disse que o sistema teoricamente não deveria dar destaque a este tipo de material. O Google deixa claro em sua página que não há humanos por trás da organização das notícias, e destaca como ponto positivo que, por este motivo, a hierarquização dos temas não é influenciada por tendência política.

O governo da Renânia do Norte-Vestfália, estado mais populoso da Alemanha, está pedindo a provedores de acesso à internet que bloqueiem dois sítios neonazistas americanos. Um tribunal local foi favorável a Juergen Buessow, autoridade máxima de novas mídias no estado, na briga contra 18 provedores que alegam não ter responsabilidade sobre o que é publicado na rede. Pela lei alemã, a divulgação da ideologia nazista é crime, mas não nos EUA, onde as páginas estão baseadas. Segundo a AP [19/12/02], as empresas devem recorrer a instâncias superiores e ameaçam deixar o estado caso a decisão se mantenha.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem