Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Um diálogo perene

SOCIEDADE & TECNOLOGIA


Estratégias para a mídia digital, de Beth Saad, Editora Senac São Paulo, São Paulo, 2003, 296 pp. Preço: R$ 40


[do release da editora]

Estratégias para a mídia digital, de Beth Saad, traça um perfil das trajetórias das empresas de comunicação à luz da introdução de tecnologias revolucionárias no processo de produção e distribuição de informação. Acompanhando desde as primeiras inovações, como o videotexto e as Bulletins Board Systems (BBS), até a introdução da internet e das tecnologias digitais nas redações, a autora foca o estudo nas empresas informativas, que têm na comunicação sua matéria-prima.

A importância desta obra está no fato de ser o primeiro estudo brasileiro sobre as mudanças dos processos de produção e distribuição informativa a partir da ruptura destas inovações tecnológicas. O livro propõe formas de atuação empresarial adequadas para fazer destas inovações um fator positivo de competitividade. São apresentados diversos casos de implementação de estratégias gerenciais em empresas de mídia internacionais, como New York Times Co., Tribune Co., Financial Times e AOL Time Warner, bem como casos nacionais dos grupos Estado e Abril, UOL e Globo.com.

Beth Saad é mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da USP, doutora e livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atua no Departamento de Jornalismo e Editoração e é responsável pelo conjunto de disciplinas de graduação e pós-graduação que tratam da mídia e dos negócios digitais. Dedica-se desde 1994 prioritariamente à pesquisa e a projetos aplicativos nas áreas de mídia digital e informação. Atualmente, além da atividade acadêmica, é estrategista web.

Beth Saad é graduada mestre em administração de empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, doutora e livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atua no Departamento de Jornalismo e Editoração e é responsável pelo conjunto de disciplinas de graduação e pós-graduação que tratam da mídia e dos negócios digitais.

Trabalhou em diferentes empresas na área de planejamento e gestão da tecnologia e novos desenvolvimentos. Desde 1994 vem se dedicando prioritariamente à pesquisa e a projetos aplicativos nas áreas de mídia digital e informação. Atualmente, além da atividade acadêmica, é estrategista web.