Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > GANNET

Um gigante nada adormecido

Por lgarcia em 09/12/2003 na edição 254

GANNET

O USA Today, jornal mais vendido nos EUA, é dificilmente o preferido dos executivos, dos intelectuais, dos políticos ou dos ricos. É o que diz o artigo de Jay Palmer [Barron?s, 01/12/03]. Apesar de ter sofrido grandes melhorias desde seus primeiros dias, o USA Today ainda é visto como o jornal superficial das massas. Mesmo com uma circulação diária de 2,2 milhões de exemplares, críticos dizem que ele é o tipo de jornal que as pessoas costumam ler quando recebem de graça.

O grupo Gannett, que publica o USA Today e é dono de outras centenas de companhias de mídia, n&atildeatilde;o se intimida com as críticas. E também não é nem um pouco tímido quando o assunto é adquirir novas empresas. Nem precisa ser. Sua receita para este ano deve chegar a US$ 6,7 bilhões.

O CEO do Gannett, Douglas McCorkindale, afirma que compraria qualquer propriedade que pudesse ser bem administrada e servisse aos interesses do grupo. Ele se mostra expressivamente interessado no Financial Times, do grupo Pearson (que, por sua vez, não se mostra interessado em vender o jornal). Entretanto, o Gannet não mostrou até agora interesse em adquirir nenhuma propriedade da Hollinger International, grande empresa que possivelmente quebrará devido a um escândalo financeiro, e que está atiçando uma longa fila de "pretendentes".

O grupo Gannet não precisa entrar na fila para tentar crescer: ele já é um gigante. Além de seu carro-chefe ? e único jornal nacional ? USA Today, ele possui, só nos EUA, vinte e duas emissoras de televisão, 100 jornais diários e semanais, mais de 700 publicações esporádicas e uma pequena gráfica comercial. O grupo ainda opera centenas de publicações no Reino Unido e acaba de comprar um grupo de jornais escocês.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem