Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > PESQUISA NA NET

Um sítio para cada inteligência

Por lgarcia em 17/07/2002 na edição 181

PESQUISA NA NET

Vânia Mattozo (*)

Uma pesquisa de doutorado agrega teoria pedagógica e inteligência artificial para facilitar o aprendizado, criando um site que se adapte às características de cada usuário e favoreça as condições de aprendizado. Essa é a proposta do projeto "Sites adaptativos: metodologia de projeto usando redes neurais artificiais e teorias pedagógicas", que a engenheira Andréa Barbosa apresentou em 4/7/02 em seu exame de qualificação de doutorado na área de Engenharia Biomédica na Universidade Federal de Santa Catarina. A doutoranda pretende implementar uma hipermídia adaptativa, conjugando as facilidades da navegação virtual por hipertextos a um Sistema Tutorial Inteligente (STI), que se adapte às características dos usuários de internet.

Para desenvolver o projeto, Andréa vai fundamentar a estrutura do STI com base na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Essa teoria descreve oito tipos de inteligência humana ? lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, sinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista ?, que são desenvolvidas individualmente de forma diferente. Assim, como se supõe que as pessoas aprendam de maneira distinta, se fossem ensinadas com base nas inteligências pessoais mais desenvolvidas aprenderiam com mais facilidade.

Na proposta apresentada, o site deverá "descobrir", utilizando as redes neurais artificiais, quais são as inteligências mais desenvolvidas do usuário, adaptando a interface para oferecer uma forma personalizada de apresentação do conteúdo. Com isso, Andréa acredita que o aprendizado via internet se tornará muito mais fácil.

Avanço no aprendizado

O sistema hipertexto, utilizado no projeto, é o formato de texto virtual mais comum na internet, que apresenta ligações e interconexões (links) com outros textos por onde o usuário pode navegar e conhecer determinado assunto. O problema desse sistema é que uma grande quantidade de links pode confundir as pessoas, fazendo com que elas acessem outra página sem ter apreendido o conteúdo da primeira.

Já o Sistema Tutorial Inteligente é um programa para aprendizado que tem uma estrutura de conteúdos sobre o assunto a ser tratado, permite avaliar o aluno e fazer testes por meio de três módulos que armazenam as informações utilizadas. O Módulo Aluno arquiva os dados de cada usuário e identifica os seus níveis de conhecimento, aprendendo também sobre o que deve ou não ser mostrado na tela. O Módulo Tutor trabalha como o responsável pela estratégia pedagógica dentro do sistema (neste caso, ele guarda as informações da Teoria das Inteligências Múltiplas e como utilizá-la) e o Módulo Interface, por fim, é aquele que interage com o aluno. Como o Sistema Tutorial não oferece muita liberdade ao usuário, o sistema hipermídia procura amenizar esses problemas ao juntar ao STI as facilidades do hipertexto.

Para Andréa, a implementação do trabalho vai propiciar um significativo avanço na forma virtual de aprendizado: "A maioria dos sites funciona de maneira igual para todo mundo, não existe uma personalização, uma adaptação individual ao usuário." Andréa diz ainda que a vantagem de desenvolver a proposta utilizando um site é que ele pode sempre ser atualizado. Ela ainda não sabe exatamente qual assunto será o tema do modelo a ser implementado, uma vez que o projeto ainda tem dois anos para ser desenvolvido, mas acredita que será uma novidade não só para a área médica como também para a internet.

(*) Jornalista, editora da revista online GPEB <www.gpeb.ufsc.br/revista>

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem