Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Uma imagem para se pensar

Ivan Lima

 

Gustavo Miranda, O Globo

A fotografia é uma ilustração (que poderia ser) falsa. Falta de assunto? Falta de conhecimento dos limites da fotografia como linguagem? Ou é um encontro importante com imagem medíocre?

Um homem de cabelos brancos tem certa dificuldade de se levantar de um sofá confortável e macio. Um outro homem, já de pé, abotoando o paletó apertado, desajeitado e também de cabelos brancos, já está de pé. Os dois falam. Isso é o que se leria nessa fotografia. Mas a legenda diz: “O presidente Fernando Henrique, ao lado do governador Mário Covas, cai no sofá ao tentar levantar-se após encontro dos dois no Palácio da Alvorada”.

É uma foto de quatro colunas no jornal O Globo, primeira página. A Folha faz uma edição mais bem cuidada, explicando melhor, em forma de seqüência. O conteúdo da notícia em O Globo é visto em imagens e explicado pela legenda. O texto é uma outra questão para se pensar: será que a fragilidade física do presidente é motivo de notícia? Velhice, afinal, é ou não é sinônimo de sabedoria?

(*) Fotógrafo no Rio de Janeiro e editor de Foto-Riografia News, revista didática de fotografia <http://www.foto-riografia.com.br>

No livro O Mundo em Português, com um diálogo entre Fernando Henrique Cardoso e Mário Soares, no Cap. VIII (O Outro Poder), o presidente brasileiro menciona a “teoria do deslize” que, segundo ele teria sido elaborada pela Folha de S. Paulo (p.91). Quando se levantou do escorregão durante o encontro com Mário Covas, FHC garantiu: “Essa será a foto que vai sair amanhã nos jornais”. Não deu outra. O JB, que a deu na capa, citou o comentário do presidente. Mas a Folha, ironias da vida, não usou a foto na primeira página. (A.D.)