Domingo, 20 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES > PROPRIEDADE DA MÍDIA

Uma rival para a BBC

Por lgarcia em 14/10/2003 na edição 246

PROPRIEDADE DA MÍDIA

O governo britânico autorizou a fusão das companhias Granada e Carlton, donas da rede ITV. Com isso, surgirá uma nova empresa que poderá rivalizar com as emissoras BBC e BSkyB, tornando-se a terceira grande força no mercado de televisão do país. O valor do negócio é de quase US$ 7 bilhões.

A união foi considerada prejudicial ao interesse público porque Carlton e Granada dominam, juntas, 52% do mercado de publicidade de TV. Foram frustrados os esforços de emissoras concorrentes e anunciantes, que haviam pressionado para que o negócio não tivesse autorização. Contudo, a secretária do Comércio e da Indústria, Patricia Hewitt, anunciou que será feito um contrato que fixa os preços de veiculação de propaganda e os atrela à audiência da ITV ? ou seja, menor público significará redução nos valores cobrados.

Segundo The Financial Times [7/10/03], com a nova Lei de Comunicações que entra em vigor ainda este ano no Reino Unido, está aberto o caminho para que alguma companhia americana ? como a Viacom, proprietária da CBS, ou o grupo de investimento Saban Capital Group ? compre a ITV. Elas já manifestaram interesse, mas consideram o preço muito elevado.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem