Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > PESQUISA EM JORNALISMO

Ventos promissores às vésperas da SBPJor

Por lgarcia em 07/10/2003 na edição 245

PESQUISA EM JORNALISMO

Victor Gentilli

Os cerca de 60 trabalhos que serão apresentados na Universidade de Brasília em 28 de novembro, no primeiro encontro da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores de Jornalismo, são mostra significativa da produção recente na pesquisa em jornalismo. Este primeiro encontro nasce pequeno, mas promissor. A criação da SBPJor surge num momento importante, em que as áreas específicas abrigadas no grande campo da comunicação buscam sua identidade e suas características sem conflitos.

O encontro inicial será marcadamente acadêmico, vinculado ao campo da comunicação. A grande maioria dos trabalhos é oriunda dos 18 programas de pós-graduação em comunicação existentes no Brasil.

A SBPJor nasce acadêmica, mas vocacionada para o diálogo e a incorporação de todos aqueles que tomam o jornalismo como objeto de estudo. Historiadores, sociólogos, cientistas políticos e outros pesquisadores que focam seus estudos na imprensa, no jornalismo, na crescente importância da mídia nas sociedades contemporâneas serão chamados a agregar-se à entidade.

Da mesma maneira, é importante articular os jornalistas que estudam o jornalismo e chamá-los à participação. Mario Sergio Conti, com Notícias do Planalto, Luiz Maklouf, com Cobras criadas, sobre David Nasser, e Fernando Moraes, com Chatô, entre outros, forneceram contribuição inestimável à história recente da imprensa brasileira.

A criação de uma sociedade científica agregando pesquisadores que têm no jornalismo seu objeto de estudo vem dar corpo a um grupo hoje maduro de estudiosos debruçados sobre a imprensa, sua história, sua epistemologia, suas falas, seus discursos.

A qualidade da pesquisa contemporânea na área pode ser conferida nos resumos dos trabalhos apresentados à SBPJor ou no novo sítio do GT de Jornalismo, com a íntegra dos trabalhos apresentados nos últimos quatro anos.

Leia também

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem