Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Veto ao Herald

Por lgarcia em 26/06/2002 na edição 178

TELETIPO

O distribuidor libanês do International Herald Tribune decidiu não vender a edição de 13 de junho porque o jornal exibia anúncio pró-Israel. A primeira página do diário local Daily Star esclarecia que o Tribune não seria distribuído "devido à possível ação legal do governo libanês contra o conteúdo publicitário do IHT". Segundo a AP (13/6), um anúncio de página inteira do American Jewish Committee poderia ser considerado uma violação da lei nacional, que proíbe qualquer propaganda de Israel, país com quem está tecnicamente em guerra.

Entre 1992 e 2001, a maioria dos jornalistas mortos no exercício da profissão foi assassinada em retaliação ao seu trabalho, informa pesquisa do Comitê de Proteção aos Jornalistas. Das 389 vítimas, apenas 62 ? 16% do total ? morreram quando cobriam combates, enquanto 298 ? 77% ? foram mortas devido a suas atividades jornalísticas. Segundo a AP [10/6/02], o grupo apurou também que os mandantes dos crimes foram detidos e julgados em apenas 20 casos.

A gigante midiática Vivendi Universal entrou com ação contra o diário francês Le Monde por matérias sobre a crise financeira da empresa. No dia 14 de maio, o jornal publicou que a Vivendi quase não pôde pagar uma dívida de US$ 15 bilhões no fim do ano passado. Segundo Dan Milmo [The Guardian, 13/6/02], o grupo tenta revidar os rumores de que está enfrentando uma fase difícil. Edwy Plenel, editor administrativo do Le Monde, confirmou o processo, mas defendeu a matéria e o repórter que a escreveu.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem