Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Violência no Nepal

TELETIPO

Nawaraj “Basant” Sharma, editor da publicação independente Karnali Sandesh, foi brutalmente assassinado por rebeldes maoístas na província de Karnali, região oeste do Nepal. Seqüestrado em 1o. de junho, o corpo mutilado de Sharma foi encontrado no último dia 13; ele teve os membros e olhos cortados e foi baleado no peito. O editor era presidente da seção local da Federação dos Jornalistas Nepaleses e já fora raptado pelo grupo maoísta em fevereiro, permanecendo três meses em cativeiro. Informações dos Repórteres sem Fronteiras [21/8/02].

Abdallah Zouari, jornalista do semanário banido Al Fajr, voltou a ser detido em 19 de agosto, apenas 10 semanas após ter sido solto pelo cumprimento da pena de 10 anos de prisão. A polícia da Tunísia alegou que ele não cumpriu ordem do ministro do Interior de mudar-se para o sul do país, pois fora banido da capital. Conta o Repórteres sem Fronteiras [21/8/02] que o editor do Al Fajr, Hamadi Jebali, está preso desde 1991, condenado a 16 anos de prisão por “pertencer a uma organização ilegal” (como Zouari) e “intenção agressiva de mudar a natureza do estado”.

Sonny Alcantara, apresentador de TV e editor do jornal Korus, foi morto com um tiro na cabeça na cidade de San Pablo, a 80 km da capital filipina. Informa o Repórteres sem Fronteiras [22/8/02] que Sonny é o terceiro jornalista assassinado desde o começo do ano (a investigação das mortes de Benjaline Hernandez e Edgar Damalerio estão suspensas apesar das evidências do envolvimento de militares e policiais). Baleado na frente de casa, várias pessoas teriam visto o crime, mas se recusam a testemunhar por medo de represálias.

No dia 22 de agosto, Allen Myerson, editor de Negócios do New York Times, chegou à redação às 9h25, cumprimentou um colega, deixou um bilhete na escrivaninha e subiu para o 16? andar do prédio, de onde caiu de uma janela. A morte foi comunicada aos funcionários em e-mail do publisher Arthur Sulzberger Jr. Segundo Kerry Burke e Corky Siemaszko [New York Daily News, 23/8/02], a polícia trabalha com a hipótese de suicídio: o bilhete deixado pelo editor teria instruções para a mulher, Carol Cropper Myerson, redatora da Business Week.