Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Vitória contra policiais

Por lgarcia em 05/06/2002 na edição 175

TELETIPO

Três policiais que acusaram a ABC News de retratá-los como racistas numa matéria de 1996 não conseguiram provar que a rede agiu de forma inadequada e maliciosa, decidiu um tribunal de recursos, que rejeitou ação de US$ 3 milhões contra a rede. A TV filmou, com câmera escondida, a busca e a revista empreendida pelos policiais numa Mercedes-Benz ocupada por três homens negros, contratados pela ABC para dirigir o carro num bairro de Nova Jersey, de maioria branca. O tribunal concluiu que a matéria não era difamatória porque era precisa, e que os guardas não poderiam esperar qualquer privacidade porque conduziram a busca ? ilegal ? numa movimentada auto-estrada.

Os jovens americanos vêem um abismo entre o tipo de notícias que gostam de ler e as que acham que os jornais oferecem, aponta pesquisa da MTV Networks. A rede ? que entrevistou 570 pessoas de idades entre 14 e 24 anos ? concluiu que os jovens preferem obter informação pela internet ou pela TV, e se interessam por matérias sobre música, notícias locais, atualidades, internacionais e política, nesta ordem. Os jornais, ao contrário, enfatizam a seção política e dão pouca importância à música, acreditam os entrevistados. Betsy Frank, vice-presidente de pesquisa da MTV, alerta que o problema não é a falta de interesse dos jovens: 57% acham que jornais são importantes, mas apenas 38% lêem algum freqüentemente. Informações da AP (20/5/02).

Estudo do Project for Excellence in Journalism descobriu que os noticiários da TV americana voltaram ao que eram antes do 11 de setembro. Segundo Craig Offman [Variety, 23/5/02], o PEJ examinou os noticiários de três emissoras abertas nas 13 primeiras semanas de 2002 e constatou que o número de histórias soft ? cobertura de celebridades, ciência e crime ? aumentou em relação às hard news (matérias sobre política e guerra, por exemplo). "O mundo está em guerra, e voltamos aos tempos alegres do verão passado", comentou o diretor do grupo, Tom Rosenstiel.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem