Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1042
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>>O debate que falta
>>Avançando para trás

Por Luciano Martins Costa em 19/05/2009 | comentários

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O debate que falta

O governo federal acaba de tomar decisão importante para a compreensão da estratégia de desenvolvimento que o Brasil adota.

Dos grandes jornais diários de circulação nacional, apenas a Folha de S.Paulo registrou a medida.

Trata-se da redução do valor que as empresas devem pagar por obras como rodovias e hidrelétricas, a título de compensação por danos ambientais.

O valor estabelecido há quase dez anos era de no mínimo 0,5% sobre o custo total da obra.

O Ministério do Meio Ambiente defendia o aumento do piso para 2%, mas, ao contrário das expectativas e da opinião dos ambientalistas, o decreto presidencial noticiado nesta terça-feira pela Folha revela que o Executivo decidiu que 0,5% será o teto máximo da taxa de compensação.

O Estado de S.Paulo ignora o acontecimento, e também não traz outras informações sobre a questão ambiental, porque dedica apenas uma seção fixa, semanal, para o assunto.

O Globo traz hoje o tema meio ambiente, no pé do noticiário científico, mas também deixa passar em branco o decreto presidencial.

Trata-se de medida essencial para sinalizar a verdadeira disposição do governo de preservar o patrimônio biológico do País ao mesmo tempo em que procura acelerar o crescimento econômico.

E o sinal emitido com esse decreto não é verde.

As grandes obras já em andamento ou planejadas no Plano de Aceleração do Crescimento – pacote de empreendimentos com os quais se pretende melhorar e ampliar a infraestrutura de transportes e geração de energia – , têm sido tema constante na imprensa, mas em geral o noticiário se refere a custos ou à conveniência de determinadas escolhas técnicas.

Em raros momentos, no período de quase dois anos em que se desenvolve o PAC, os jornais e revistas colocaram em debate público a estratégia de desenvolvimento no que se refere à sustentabilidade.

O decreto presidencial reduzindo as exigências para a compensação ambiental de grandes obras seria uma grande oportunidade para aprofundar o debate.

Mas a imprensa adora perder oportunidades.

Avançando para trás

O valor das compensações ambientais não é o único elemento para se avaliar as intenções de planos de desenvolvimento no que se refere à preservação ambiental, mas essa questão não deveria ser descartada dos debates econômicos.

No noticiário recente sobre o tema, os jornais têm dado mais atenção às performances midiáticas do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do que às medidas efetivas que poderiam resguardar o patrimônio do País nos locais onde há grandes obras em andamento.

A mais recente participação do ministro no espetáculo noticioso foi seu apoio público às tímidas manifestações que ocorreram em algumas cidades em defesa da descriminalização de drogas.

A continuar nesse estilo, Carlos Minc acaba celebrizado como o ministro do meio ambiente que se dedicou à defesa de apenas uma espécie vegetal, a cannabis sativa.

A imprensa parece se divertir, ou pelo menos se distrai com o desempenho pouco convencional do ministro.

Enquanto isso, em termos ambientais o Brasil anda para trás, sob os olhares complacentes da mídia.

Alberto Dines:

– O Brasil não gosta de avançar. O exemplo mais recente são as transmissões ao vivo dos julgamentos do Supremo pela TV-Justiça.

O país é pioneiro neste tipo de transparência, outros países estão copiando o modelo e, de repente, porque dois ministros trocaram insultos diante das câmeras, resolve-se recuar e abrir mão dos avanços.

Já está armado o lobby que defende o fim das transmissões ao vivo e até se montou uma doutrina para reforçá-lo: em transmissões contínuas, sem cortes, os magistrados poderiam sentir-se constrangidos em emitir suas opiniões ou, ao contrário, seriam tentados a esquecer suas convicções para agradar a chamada “galera”.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre no “Observatório da Imprensa”, hoje, às 22:40 pela TV-Brasil, em rede nacional. Em S.Paulo, pelo Canal 4 da Net e 181 da TVA. Sempre ao vivo.

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