Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

Programa nº 29

Mauro Malin

Programa 29
>> Com Michael Jackson no tribunal
>> Com Jefferson, mídia na berlinda
>> Denúncia do JB é ignorada
>> Possível solução para a Varig
>> Ferve a fronteira do México

Por Mauro Malin em 14/06/2005 | comentários

Ouça aqui

Download

 

Com Michael Jackson no tribunal

 

 

A imprensa-espetáculo sofreu uma dupla derrota no julgamento que absolveu Michael Jackson. Primeira, o juiz não permitiu a entrada da mídia na sala de sessões. Segunda, toda a acusação partiu de num documentário feito pelo jornalista inglês Martin Bashir. A defesa disse que, na edição do documentário, Bashir manipulou declarações de Jackson. O júri concordou com a defesa.

 

No evento anterior, o caso do jogador de futebol americano O.J. Simpson, a mídia sensacionalista deu o tom e criou padrões que perduraram por longos anos. Esses padrões ecoam ainda em cenas filmadas de helicóptero nos noticiários policialescos da televisão paulista, repetindo os 96 quilômetros de perseguição a Simpson em 1994.

 

Com Jefferson, mídia na berlinda

 

O ciclo de apuração específica das denúncias contra Roberto Jefferson e de Roberto Jefferson se inicia nesta terça-feira, 14 de junho, com direito a transmissão ao vivo, como se fosse jogo da Copa do Mundo.

 

O papel da mídia também estará sendo avaliado implícita ou explicitamente, como afirma o Alberto Dines.

 

Dines:

 

– A imprensa está cobrando transparência do governo, mas para que esta pressão seja válida é imperioso que a imprensa torne-se também transparente. Em apenas quatro semanas a mídia apoderou-se das chaves da rinha onde vai se travar o mais importante embate antes das eleições de 2006. Para livrar-se de qualquer suspeição convém que desde já a imprensa aprenda a expor-se, convém que se acostume ao escrutínio. A sociedade não pode ficar alheia aos métodos e procedimentos daqueles que detêm o privilégio de informá-la.

 

Convém não esquecer que foi no decorrer do caso Watergate que a mídia americana soube retirar o debate sobre a mídia da esfera acadêmica para levá-lo às suas páginas. Se ficar apenas fazendo barulho e praticar o que o Procurador Geral da República classificou de manchetismo, as manchetes perderão credibilidade. É exatamente isso que o Observatório da Imprensa vai discutir hoje, às 22h30, na rede pública de televisão.

 

 

 

Denúncia do JB é ignorada

 

Foi ignorada pelos demais jornais a informação dada ontem pelo Jornal do Brasil sobre um almoço na Fiesp em que o deputado Nelson Marquezelli, do PTB paulista, teria falado de uma visita de Roberto Jefferson ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, para pedir a participação de uma empreiteira nas futuras obras de transposição do Rio São Francisco.

 

A notícia não foi nem confirmada, nem desmentida. Como se não tivesse existido.

 

O JB insiste na veracidade da notícia. O Ministério da Integração Nacional publica nota oficial, matéria paga, que desmente o noticiário do Jornal do Brasil. Publica só no JB.

 

Possível solução para a Varig

 

O jornal Valor chega mais perto dos problemas de fundo da Varig ao noticiar hoje que o novo Conselho da empresa aérea tenta afastar da gestão a Fundação Ruben Berta.

 

Ferve a fronteira do México

 

 

Tropas do Exército mexicano tomaram de assalto ontem a cidade de Nuevo Laredo depois do assassinato de um chefe de polícia local, na semana passada, e de um tiroteio entre a guarda municipal e agentes federais que investigavam o crime.

Nuevo Laredo é vizinha de Laredo, no Texas. Toda a fronteira do México com os Estados Unidos enfrenta uma onda de ações violentíssimas do crime organizado, em disputa pelo monopólio do tráfico de drogas. Só em Nuevo Laredo morreram desde o início do ano, em conexão com a guerra de quadrilhas, às quais se suspeita que policiais locais estejam ligados, 45 pessoas. Parece pouco para os padrões de São Paulo ou do Rio de Janeiro, mas lá é muito.

 

Não sai uma linha na imprensa brasileira. Mas a barra pesada afeta milhares de brasileiros que tentam passar ilegalmente do México para os Estados Unidos.

 

A situação desses brasileiros chegou a freqüentar o noticiário depois da estréia da novela América, da Rede Globo.

 

Como a novela saiu do radar, a mídia esqueceu o problema.

 

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 2625 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem