Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
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Programa 992
>>Os novos brasileiros
>>Mobilidade social

Por Luciano Martins Costa em 12/03/2009 | comentários

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Os novos brasileiros

As revelações sobre o perfil de consumo da nova classe média brasileira, reproduzidas pela imprensa digital e completamente ignoradas pela imprensa de papel, trazem informações fundamentais para entender como o Brasil se insere no contexto econômico mundial e por que razões alguns analistas mostram otimismo com o desempenho do País nos próximos meses.

A pesquisa realizada pela agência McCann-Erickson revela que o chamado “consumidor emergente” já passou da fase de deslumbramento com suas novas possibilidades econômicas.

Essa camada da população agora se preocupa com o bem-estar da família ao invés do consumo individualista.

Trata-se da consolidação da ascensão de milhões de famílias que até recentemente estavam presas à pobreza e não faziam mais do que lutar pela sobrevivência.

São pessoas que estavam até poucos anos atrás à margem da cidadania.

São os novos brasileiros.

Eles são protagonistas importantes no processo de retomada da economia nacional.

Esse estudo, analisado em conjunto com a recente pesquisa sobre mobilidade social divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – e solenemente ignorado pela imprensa, diga-se de passagem – compõe um quadro cujo entendimento é fundamental para empresas, protagonistas de políticas públicas e investidores.

E para quem mais queira entender este país.

No entanto, quem quiser saber mais tem que ir às fontes primárias, porque os jornais ainda não entenderam a importância do tema.

São pelo menos 40 milhões de pessoas – o equivalente a toda a população da Argentina – que ascenderam socialmente graças à estabilidade econômica da última década e aos programas sociais implantados no Brasil nos últimos anos.

Registre-se que um fenômeno semelhante está ocorrendo em alguns outros países latinoamericanos, como o México, a Colômbia e a Venezuela, embora em proporções menores.

Essa é uma das razões pelas quais algumas instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o FMI, apontam a América Latina, e, especialmente, o Brasil, como potenciais beneficiários de futuros investimentos internacionais.

A raiz do otimismo de alguns analistas está assentada nessa nova classe média.

Só a imprensa não vê.

Mobilidade social

O estudo da agência McCann Erickson oferece uma ótima oportunidade para reportagens sobre o novo perfil social brasileiro.

Talvez a imprensa ainda se interesse pelo fenômeno até o final da semana.

Ao constatar que a nova classe média se volta prioritariamente para a busca do bem estar da família, a pesquisa abre perspectivas muito valiosas para as empresas de todos os tipos, inclusive para as empresas de comunicação.

Abre-se até mesmo uma janela de oportunidade para jornais e revistas populares, desde que sejam planejados para atender a inteligência desse público.

Essa nova classe social possui aparelho de dvd, computador, telefones celulares e outros bens, mas não está voltada para o consumo desenfreado.

A descoberta de que esses brasileiros têm como característica a vida familiar e a busca solidária da qualidade de vida doméstica cria possibilidades inéditas de engajamento em campanhas de todos os tipos.

Mas é preciso inovar nas estratégias e desenvolver a abordagem correta.

Há exatamente dez anos, a revista Veja publicou uma animada reportagem sobre a mobilidade social, medida nos anos anteriores pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio.

Na ocasião, comemorava-se o fato de que os pobres que haviam ascendido nos vinte anos anteriores começavam a compor um novo grupo social, a classe média baixa, e representavam 23,7% da população.

Hoje, o IBGE constata que a renda dessa classe média aumentou e ela foi reforçada por um novo contingente de brasileiros que deixaram a pobreza, transformando-se na maioria – 52% da população.

Por que razão, então, a revista Veja e o resto da imprensa brasileira não parecem tão entusiasmadas?

Um palpite: como a imprensa, em peso, se posicionou contra as políticas sociais colocadas em prática nos últimos seis anos pelo governo federal e pela maioria dos governos dos Estados, teria que fazer malabarismos de raciocínio para concordar que o Brasil mudou para melhor.

E certamente está nesse fato a raiz da popularidade do atual presidente da República e de alguns governadores.

Todas aquelas manifestações condenando os projetos de transferência direta de renda teriam que ser jogadas no lixo.

E a imprensa, como se sabe, não costuma fazer auto crítica.

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