Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Ciência

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Para o jornalista todos os dias são dias importantes, essa é em essência a função da imprensa. A mídia está novamente na berlinda e hoje por duas razões. A primeira delas tem a ver com a repercussão da nossa última edição quando tratamos das fraudes no Domingo Legal do SBT. O caso foi parar na Justiça de São Paulo e a emenda saiu pior do que o soneto: como castigo pelo que foi levado ao ar no dia 7 de setembro, o programa de Gugu no SBT foi suspenso no último domingo. Pune-se uma aberração de caráter moral com outra aberração de caráter jurídico e, de mansinho, reimplanta-se a idéia da censura prévia. Multar pesadamente a emissora e exigir uma retratação formal dos responsáveis são castigos cabíveis que não ameaçam a liberdade de expressão. Acabar com a baixaria recorrendo ao autoritarismo equivale a dizer que só a violência põe as coisas nos eixos. Voltaremos ao assunto.


Os transgênicos ou organismos geneticamente modificados estão na ordem do dia. São o pivô de um confronto que pode gerar uma crise ministerial com sérias conseqüências políticas.


O Ministro da Agricultura de olho na produtividade agrícola favorece a adoção, a Ministra do Meio Ambiente, de olho no meio-ambiente, é contra.


No início de outubro começa o plantio, o Governo precisa adotar uma política consistente, não há como adiar. E onde entra a mídia nesta história? Não entra. A mídia está de fora do debate, omitiu-se. Em primeiro lugar porque o debate radicalizou-se, ganhou conotação ideológica. Em segundo lugar porque mais uma vez desvenda-se a carência de jornalistas especializados.


Apesar da importância da agricultura na economia brasileira nosso jornalismo rural e ambiental apenas engatinha. Impossibilitada de desenvolver um papel didático nossa imprensa ou fica em cima do muro ou recorre àqueles que já têm uma posição firmada.


Esta edição do Observatório não pretende fazer de você um adepto ou adversário dos organismos geneticamente modificados. Hoje, neste primeiro dia da primavera, estação florida, queremos introduzi-lo num assunto que até agora a mídia manteve em surdina mas que amanhã poderá estar nas manchetes.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm