Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Zero Hora cresce 47% e retoma a liderança na taxa de engajamento

Com uma taxa inédita de engajamento, média diária de 3,99%, o gaúcho Zero Hora retomou a liderança no ranking Torabit, no mês de outubro. Conseguiu fazer crescer em 47% a sua taxa em relação ao mês anterior. Contou especialmente com a ajuda do resultado no Instagram, que marcou 8,5% de engajamento em outubro.Torabit -outubro 2016

Desde o início do ano que Zero Hora e Estadão disputam o primeiro lugar na capacidade de engajar seus leitorados nas redes sociais. Em outubro, o Estadão ficou em segundo lugar, com taxa média diária de 2,82%.

Até então, somente o Estadão havia conseguido taxa parecida com a da Zero Hora quando alcançou 3,95% de média de engajamento em agosto passado.

Dos onze veículos online pesquisados, mais três, além do Zero Hora, conseguiram fazer crescer suas taxas no mês: Estadão (+4%), R7 (+12%) e Valor Econômico (+12%).

No mesmo período, as maiores quedas, quase empatadas, foram da Veja (-21%), do Terra e do Globo (ambos com -20%).

Nas diferentes redes monitoradas, em se tratando da quantidade de fãs e seguidores, a situação segue inalterada com o R7 bem à frente de seus competidores, com 12,6 milhões de fãs no Facebook enquanto Veja, a segunda colocada, tem um pouco mais do que a metade: 6,8 milhões.

No Twitter, no entanto, a campeã de seguidores é a Veja, com 4,2 milhões.

No Instagram a liderança é do R7, com 1,6 milhão de seguidores.

Em relação à taxa de engajamento em cada rede, ressalta o desempenho do UOL no Facebook onde é o primeiro com 4,89%.

No Twitter e no Instagram o campeão é o Zero Hora, com 0,20% e 8,5% respectivamente.

Como o ranking é produzido

Este ranking é produzido mensalmente pelo Torabit, um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais. A média diária de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram.  A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.

Para calcular a taxa de engajamento diária, o Torabit utiliza uma equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo nessa rede ao final de cada dia. O resultado, em percentual, é o índice diário de engajamento em cada rede. A taxa de engajamento num período é a média das taxas de engajamento de cada dia do período.

Para compor o índice final, calcula-se a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três, neste caso. O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo esportivo em cada uma das plataformas sociais analisadas.

***

Caio Túlio Costa é jornalista, escritor e empresário na comunicação