Terça-feira, 16 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1045
Menu

TV EM QUESTãO >

Você ainda assiste a filmes na TV aberta?

Por Thiago Forato em 08/01/2013 na edição 728

Não é de hoje, mas há muito tempo os grandes blockbusters das produtoras americanas têm deixado de ser um filão mortal na televisão aberta. Com a chegada forte da internet, a proliferação da pirataria e uma janela de aproximadamente três anos para um filme do cinema passar na TV, a audiência não é mais a mesma. Com a queda natural no índice de televisores ligados, exatamente por termos hoje diferentes mídias, não é fácil fazer com que o telespectador assista mais um arrasa-quarteirão na Tela Quente ou Cine Espetacular, por exemplo. Deixou de ser um grande atrativo. E em que ocasiões o telespectador vê um filme na televisão?

O estudante de psicologia Jonathan Silva, de 19 anos, afirma que assiste a um filme na televisão quando não há nada mais de interessante para fazer. “Só assisto mesmo quando tem algum clássico como Matrix ou De Volta para o Futuro. Também não gosto muito de assistir filmes dublados e a frequência com que vou ao cinema é até maior com a que eu baixo”, disse. Cícero Alves Carneiro, estudante de jornalismo, de 20 anos, também só assiste aos filmes que considera interessantes, como A Procura da Felicidade ou Todo Mundo em Pânico. “Não tenho muito tempo para assistir e acabo vendo só o que me interessa muito”, declarou.

A propaganda é sempre a alma do negócio. Contudo, a Globo ainda tem suas vantagens em ser a primeira colocada, onde muita gente assiste Tela Quente apenas por hábito. O filme do dia 17/12 alcançou 20 pontos de média, índice atingido por tantas vezes pelo SBT, por exemplo, há anos atrás. Mas, como falei, é claro que os números não são mais os mesmos.

Os famosos cortes

As outras redes, principalmente SBT e Record, por terem um pacote de filmes bastante atrativo – a primeira mantém um contrato com a Warner, enquanto a Record se apoia na Universal (Studios, é claro) –, precisam rebolar e divulgar à exaustão as produções que forem exibir. Avatar, a maior bilheteria do cinema de todos os tempos, teve divulgação exacerbada na Record. E deu certo: o longa-metragem cravou 14 pontos de média no último dia 16/12, mais do que satisfatório levando em conta o que recebe do programa anterior, da forte concorrência dominical e de que filmes já tiveram épocas melhores.

A dona de casa Flávia Coelho, de 44 anos, é uma das pessoas que assiste a Tela Quente por puro hábito. “Vejo quase todas as segundas. Como assisto à novela das nove, acabo ficando no mesmo canal, e como não tem nada mais interessante em outro lugar, assisto”, falou. Questionada sobre se vê filme em outro canal e quando viu pela última vez, Flávia foi bastante direta: “Se o filme parecer muito bom, até vejo. No SBT, vi Fúria de Titãs há alguns meses (mais precisamente foi ao ar dia 09/10 no Cine Espetacular) porque não paravam de anunciar e na Record nem lembro mais quando vi algum, sinceramente.”

Flávia afirmou não ter visto Avatar na Record por estar bastante saturada do filme. “Vi duas vezes em 3D quando lançou e depois meu marido alugou o DVD para assistirmos. Assistir de novo na televisão, mas dessa vez cheio de comerciais, não dá”, ressalta. Já Jonathan não viu por outro quesito: os famosos cortes que alguns filmes sofrem. “Não assisti Avatar, a Record é cheia de cortar cenas, embora soubesse que ela passaria, prefiri não assistir”, disse.

Filmes de fim de ano

No último mês de 2012, as emissoras costumam caprichar no catálogo de filmes. A Globo ainda exibiu no último dia 24 o tão aclamado O Rei Leão (1994), que a Disney liberou para a televisão aberta depois de muitos anos. A animação tem um potencial enorme de audiência e foi desperdiçado na véspera de Natal. Bola fora da emissora carioca.

Vale destacar uma outra produção que tem grande potencial no Ibope, sendo erroneamente desperdiçado pelo SBT na última semana de 2012: o longa Tiras em Apuros, com Bruce Willis, no último dia 28 na Tela de Sucessos.

A Record, por sua vez, exibiu o especial de Natal de A Era do Gelo no último dia 23 em Tela Máxima.

***

[Thiago Forato é jornalista, Ribeirão Preto, SP]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem