Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Número de assinantes de TV paga fica menor

A base de assinantes de TV paga no Brasil caiu 0,21% em maio em relação ao mês anterior, totalizando 16,934 milhões de acessos no último mês, informou a Agência Nacional de Telecomunicações. Segundo a Anatel, os resultados do setor foram afetados pelo ajuste em números inflados da Sky, alvo de polêmica nos últimos dias.

“A queda foi influenciada, principalmente, pelo resultado negativo de 130,45 mil assinaturas do grupo Sky”, informou a Anatel em nota. Em maio, o mercado de TV paga sofreu uma perda 35,26 mil assinaturas. A agência disse que a TV via micro-ondas (MMDS), que gradativamente tem migrado para outras frequências, também contribuiu em menor parte para a redução da base no período. Segundo a Anatel, o serviço de TV paga atende a cerca de 54,2 milhões de pessoas de 27,9% das residências.

Em relação aos grupos econômicos, o Net / Embratel, que inclui a Claro, manteve a liderança do mercado, com 8,9 milhões de assinantes. Em seguida está o grupo Sky/DirecTV, com 5,2 milhões de clientes.

A transmissão via satélite (DTH) manteve-se praticamente inalterado em relação ao mês de anterior, com 61,9% da base. Já os serviços de TV a cabo alcançaram 37,8% das assinaturas. O padrão DTH registrou em maio uma perda de 0,38%, equivalente a 39,63 mil assinantes, enquanto por cabo cresceu 0,29%, ou 18,7 mil novas assinaturas.

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Rafael Bitencourt, do Valor Econômico