Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Tradicionais, porém bons

Os programas televisivos atuais tiveram que se enquadrar em padrões que fossem chamar a atenção de seu público. Se pensarmos hoje em programas televisivos que continuam há muitos anos no ar, nos lembramos do programa Globo Rural, sobre o qual escrevi em artigo anterior publicado nesse mesmo site, e o programa Globo Repórter, que está há quarenta anos sendo transmitido pela TV Globo e leva aos telespectadores assuntos diversos sobre comportamento, aventura, ciência e atualidade.

Globo Rural e Globo Repórter são programas jornalísticos tradicionais e velhos conhecidos da família brasileira. O Globo Repórter, em 2005, foi considerado pelo IBGE a segunda maior audiência da Rede Globo, o que o tornou um programa com muita responsabilidade. Mas neste espaço não queremos questionar números e tempo, e sim, a qualidade jornalística. Quero ressaltar a equipe dos jornalistas televisivos que conseguem construir em um formato jornalístico as boas reportagens com excelente qualidade e que em alguns casos lembram o estilo chamado de jornalismo literário, ou seja, o estilo que leva a informação completa, somada a uma boa narrativa, e proporciona ao telespectador uma visão mais ampla e completa do acontecimento.

Na equipe do Globo Rural está Vico Iasi, que produz reportagens longas e com muitas informações. Quando realizava sua pós-graduação na França, em 2008, produzia reportagens sobre o país que eram exibidas aqui, levando conhecimento para os telespectadores. Junto com Vico, faz parte da equipe do Globo Rural um dos mais premiados jornalistas brasileiros, José Hamilton Ribeiro, que continua produzindo reportagens junto ao Globo Rural. José Hamilton produziu o documentário Os tropeiros: diários da marcha, que relata a expedição feita pela equipe do Globo Rural entre o Rio Grande do Sul e São Paulo em 2006. A equipe ainda conta com os jornalistas Nelson Araújo, Helen Martins, Priscila Brandão, Cristina Vieira.

Longevidade e qualidade

Já o Globo Repórter é apresentado por Sérgio Chapelin que está há muitos anos frente à apresentação do programa. O programa conta com reportagens produzidas pela jornalista Glória Maria, que viaja a outros países e nos mostra peculiaridades e curiosidades. Quem também faz parte do programa é a jornalista Rosane Marchetti, que produz reportagens excelentes. A última que foi ao ar, sobre o Uruguai, onde viajou por mais de 20 dias para mostrar um país onde a qualidade de vida é boa. Além de Rosane, outros jornalistas também produzem reportagens especiais para o programa.

Não mencionei toda a equipe, pois é grande. Além dos jornalistas há a equipe de cinegrafistas que tanto no Globo Rural como no Globo Repórter conseguem mostrar para o telespectador as imagens e nos mostrar lugares que não tivemos a oportunidade de conhecer. Neste espaço que aqui escrevo quero levar em consideração o tempo em que esses programas estão sendo exibidos e pela sua qualidade, que considero pertinente e boa. São poucos os programas que permanecem anos sendo exibidos. O que desejo para equipe do Globo Rural e do Globo Repórter são mais produções que aguçam o nosso olhar e informações.

******

Angélica Fabiane Weise é jornalista e pesquisadora