Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

TV EM QUESTãO > REDE GLOBO

A piada nacional

Por Erick da Silva Cerqueira em 24/09/2013 na edição 765

O que era pra ser um protesto sério, para mobilizar a “opinião publica” contra uma decisão que desagradava a emissora Vênus Platinada, virou uma piada do tamanho da dívida da empresa. A publicação de uma foto das atrizes da novela das 8 (que começa às 9) em protesto contra a decisão do STF de aceitar os embargos infringentes, todas de preto e caras tristes, era para mobilizar a população. Uma das muitas tentativas de criar uma “imagem viral” feita pela Rede Globo. Não deu certo. O novo golpe da emissora, quase uma patrocinadora do julgamento do mensalão petista, encontrou uma população mais reticente e sarcástica. A foto das atrizes desfilou pelas redes sociais em montagens engraçadas. As atrizes globais receberam o apoio apenas da família de Xanddy e Carla Perez, que obviamente entraram nas charges e montagens também. Ou seja, não colou.

Lembrei-me do tempo em que as “malandragens” da Globo passavam impunes. Como no apoio à ditadura, da manipulação do debate de Collor x Lula assumida pelo ex-diretor geral José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, a bolinha de papel que levou a Serra a fazer tomografia na cabeça e do William Bonner chamando ao público do JN de Homer Simpson. Tudo isso passou, mas não tivemos uma resposta contundente da população. A Globo viria a ser piada no caso #CalaBocaGalvão, que deu até no New York Times. Na tentativa de Bonner de desestabilizar a candidata Dilma Rousseff na entrevista pré-eleição, sendo repreendido em público, e ao vivo, pela sua esposa Fátima Bernardes. Até Alex, craque do Coritiba, deu suas “alfinetadas” na emissora, criticando o absurdo horário das partidas de futebol às 21h50, depois da novela. Um desrespeito ao torcedor que se estendeu ao vôlei, onde na SuperLiga as partidas tiveram seu tempo diminuídas para se adequarem à programação, gerando protesto dos jogadores. Sem contar o caso clássico de piada que foi a luta “ao vivo” do Junior Cigano, que começou trinta minutos após o término do evento e os protestos raivosos contra a emissora durante a Copa das Confederações.

776 notificações da Receita em dois anos

Nas mídias sociais, passou a ser chamada de “Rede Bobo” ou “Rede Esgoto” de Televisão, porém quase sempre consegue dominar os trending topics do Twitter. A sua popularidade ainda está em alta, isso é evidente, pois esse texto fala exatamente sobre isso. Mas a sua credibilidade vem diminuindo muito rápido. Nos últimos 12 anos, o Jornal Nacional perdeu 1 em cada 3 dos seus espectadores. Foram incríveis 33% de queda em pouco mais de uma década. Ainda assim, é de longe o telejornal mais assistido no país.

As novelas mantêm-se líderes de audiência, mas ainda assim bem abaixo do que já foram. Antigamente marcávamos horário de ligações para namoradas (sim, havia vida sem celular), para antes ou depois da novela das 7 ou das 8. Hoje, muitos nem sabem o nome da novela que está passando. Em “Será o fim do horário nobre?“, neste Observatório, citei o crescimento da internet e dos canais fechados como principais responsáveis pela queda global, mas não imaginei que alguns erros da “toda poderosa” pudessem contribuir tanto para o descrédito crescente da empresa.

Amaury Ribeiro e Rodrigo Lopes, do jornal Hoje em Dia, detonaram uma bomba sobre a emissora carioca. A Rede Globo recebeu 776 notificações da Receita Federal nos últimos dois anos. Uma incrível média de 11 notificações por semana. Além desses processos a empresa foi multada pela Receita Federal em mais de 1 bilhão de reais, por manobra contábil proibida, descrita no processo como “cheia de artificialismos”.

Diante de tantas acusações, problemas fiscais, multas bilionárias, manipulações políticas, descrédito com a população, adequação do esporte à sua conveniência, desrespeito ao seu telespectador, queda livre de audiência, penso que o luto das atrizes deveria ter outro motivo. As carpideiras globais jamais serão esquecidas, diferente do nome da novela em que elas atuam. #GloboFailAgain.

******

Erick da Silva Cerqueira é publicitário, Salvador, BA

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem