Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1066
Menu

TV EM QUESTãO >

A imprensa brasileira e o Emmy de Melhor Ator

Por Luiz Anversa em 08/10/2013 na edição 767

Não é de se estranhar o fato que a imprensa brasileira mal citou que Jeff Daniels venceu o Emmy de Melhor Ator em Série Dramática por sua atuação na excelente série The Newsroom. O motivo? Nossos jornalistas, infelizmente, não gostam de discutir a profissão. O seriado acontece na redação, o lugar sagrado para todo repórter, editor, redator etc. Na primeira temporada, tivemos cada episódio representando uma história diferente – votação do teto da dívida pelo Congresso dos EUA e a ascensão do Tea Party, entre outros. Na segunda, os nove capítulos tiveram como tema central um suposto ataque químico dos EUA no Paquistão. A fictícia ACN (emissora do telejornal da trama e claramente baseada na CNN) errou ao cravar o crime de guerra e teve que se desculpar. Uma aula de como os jornalistas devem se comportar quando não estão certos.

E quanto ao âncora (e estrela do seriado) Will McAvoy, interpretado por Jeff Daniels, sumido do chamado mainstream? Will, logo na primeira temporada, diz à sua equipe qual o seu lema: “Estamos numa missão para civilizar as pessoas”, visto o cenário político extremamente polarizado em que os EUA se encontram atualmente. Will culpa sobretudo o Tea Party, a ala radical dos Republicanos classificada por ele como o “Talebã dos EUA”. Isso porque o âncora é declaradamente republicano mas, como ele mesmo diz, “dos bons tempos do partido”. Quando teríamos algo do tipo por aqui? Pura ilusão.

O fato de uma série sobre jornalismo e seus dilemas ganhar um dos principais prêmios do Emmy, o Oscar da televisão americana, merecia um registro mais honroso de nossa imprensa. O que li foram constrangedoras frases como “o azarão Daniels ganhou” ou “a zebra da noite, Daniels agradeceu à esposa”. Por que não falaram mais sobre o que envolve o seriado? Jornalista, especialmente o brasileiro, não gosta de discutir a profissão. Muito menos vendo um bom exemplo sendo retratado na TV, como foi o caso com The Newsroom. Resta-nos torcer pela terceira temporada. Dessa vez, sem zebras.

******

Luiz Anversa é jornalista, São Paulo, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem