Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Interação pelas redes sociais de forma diferente

Que o mundo tecnológico está cada vez mais acessível ao público, todo mundo já sabe. Mas que a febre das hashtags inovou o contato das emissoras de todo Brasil com os telespectadores, isso é novidade.

Muitas emissoras utilizam a hashtag como forma de aproximação de seus telespectadores, como também uma forma de participação através das redes sociais. Programas televisivos, movimentos públicos e círculos de amigos utilizam o famoso “jogo da velha” para relatar algum assunto em pauta.

Desde terça­-feira (22/04), os telespectadores da RICTV Record Blumenau, emissora que atende a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, conseguem interagir pelas redes sociais de uma forma diferente. Os usuários do Facebook ou Instagram podem aparecer durante a programação local da RIC, emissora filiada à Rede Record, além de suas fotos serem divulgadas na fan page da praça. Para isso, quem estiver assistindo à programação local da RICTV Record, deve publicar um selfie com a hashtag #EuAssistoaRIC.

Ao vivo, durante o Jornal do Meio­Dia (telejornal exibido de segunda à sábado) e o Ver Mais (programa de variedades que valoriza as informações regionais), os selfies são exibidos. Em menos de uma semana, mais de 60 telespectadores participaram. “É muito rápido, passei (na televisão) em menos de 15 minutos após a publicação”, comentou um telespectador em sua própria foto, com a hashtag específica da interação pelas redes sociais. A ideia, que surgiu em Blumenau, está se espalhando pela rede da RICTV Record. Outras praças também iniciaram esta forma de valorizar quem assiste a programação e que também aproxima o público aos colaboradores da emissora.

Selfie é uma expressão inglesa que significa autorretrato, onde o usuário tira uma foto sua e a compartilha na internet. Já as hashtags transformam tópicos e frases em links clicáveis, nas publicações em redes sociais como Facebook e Instagram. Facilitando assim, a procura de publicações sobre tópicos nos quais as pessoas estão interessadas, conforme explica o Facebook.

******

Lucas Salgado é assessor de imprensa, Blumenau, SC