Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Provedores de internet lançam TV via satélite

Um grupo de 300 pequenos provedores de internet vai lançar em julho um serviço de TV por assinatura via satélite, tecnologia conhecida como Direct-To-Home (DTH). A associação Unotel, que representa o segmento, criou a operadora iON TV, marca que será representada por cada provedor na área onde atua. O presidente da iON, Alexandre Britto, disse ao Valor que a expectativa é atingir 900 provedores com a oferta do serviço em três anos. Com base no número de participantes do projeto até o lançamento, o investimento somado do grupo é de R$ 60 milhões.

O objetivo da nova operadora é estabelecer a marca em todo o território nacional.

Com as mudanças nas regras para oferta de TV por assinatura e redução do custo da licença de cerca de R$ 500 mil para R$ 9 mil, em 2011, os grandes operadores de telecomunicações decidiram reforçar o foco em conteúdo e expandir sua cobertura pelo país. Localidades até agora esquecidas se tornaram atrativas como novas fontes de receita. Por isso, os pequenos provedores decidiram reagir e preservar suas áreas de atuação, além de expandir a oferta única de acesso à internet que oferecem agora para pacotes que incluirão conteúdo de TV.

A iON TV está sob a holding Unotel, que reúne os provedores. Embora a marca seja semelhante à do canal ION Television, dos EUA, os negócios não têm relação.

Nichos específicos à espera do futuro

A nova operadora brasileira já negociou os contratos de transmissão com a Media Networks, do Peru, para uso do satélite Amazonas 3. Está em fase final de negociação de conteúdo com a Globosat, segundo Britto, além de outras programadoras, como Disney e empresas independentes. O executivo disse que já conta com 50 canais em alta definição (HD) e 120 em standard definition (SD). A iON se responsabiliza por todos os acordos e compras de serviços, softwares e equipamentos para o grupo, exceto o relacionamento comercial entre o assinante e o provedor.

Os provedores são os investidores do projeto, disse Britto. Para uma cidade com 100 mil habitantes, Britto estima que o investimento de cada um seja de R$ 50 mil para reserva da área, valor que pode ser parcelado em 18 vezes. Além disso, mais R$ 150 mil serão destinados a equipamentos como receptores, antenas etc., os quais pertencerão ao provedor e ficarão na casa do assinante.

A iON recomenda o preço para os provedores. Os valores devem se situar entre R$ 69 e R$ 249, sem o acesso à banda larga. O lançamento comercial será entre o fim de julho e agosto.

Procuradas pelo Valor, as grandes operadoras que oferecem TV paga via satélite preferiram não se pronunciar. Na condição de manter seu nome em sigilo, o presidente de uma dessas operadoras disse que não há o que temer na entrada da iON TV. Segundo ele, os investimentos em TV paga são calculados em bilhões de reais. Portanto, o aporte do grupo não vai oferecer uma real competição, afirmou. Para ele, a iON atuará em nichos específicos à espera de ser comprada no futuro.

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Ivone Santana, do Valor Econômico