Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

TV aberta perde audiência na madrugada

Os telespectadores notívagos também estão deixando a TV aberta.

Medição de audiência na Grande São Paulo mostra que o número de televisores ligados durante a madrugada permanece igual, mas, mesmo com os investimentos das emissoras na faixa horária, o público está buscando outro tipo de entretenimento.

Em 2012, a Globo registrou da meia-noite às 6h média de 5,7 pontos de audiência. Caiu para 5,3 pontos em 2013, e vem marcando, neste ano, 5,2 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo. Vice-líder noite adentro com séries americanas, o SBT registrou na faixa horária em 2012 média de 3,4 pontos. Neste ano, vem marcando média de 3,2 pontos. Tomada por programas religiosos na madrugada, a Record vem perdendo público. Passou de 2,2 pontos em 2012, para 1,9 em 2013, e tem registrado 1,4 pontos neste ano. A Band marcou 1,2 pontos em 2012 e vem marcando 1 ponto em 2014. A Rede TV! manteve audiência na casa do 0,4 ponto.

Nos últimos três anos, o total de aparelhos ligados da meia-noite às 6h na região foi de 17,5%. Portanto, o público coruja continua acordado, mas está migrando para canais pagos, serviços de vídeo sob demanda e videogames.

******

Keila Jimenez, da Folha de S.Paulo