Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Bloomberg / Folha de S. Paulo


‘O Google e a Comcast estudam criar uma nova companhia, que se concentraria na exibição on-line de filmes e outros tipos de conteúdo em vídeo, após comprar uma participação na divisão America Online, de propriedade da gigante Time Warner.


Nesta semana, o Google e a Comcast iniciaram discussões para comprar, juntas, uma parcela da AOL por até US$ 5 bilhões, segundo pessoas que têm informações sobre o negócio.


O Google, operador da mais utilizada ferramenta de busca da internet, e a Comcast, a maior operadora de TV a cabo dos EUA, ficariam com uma participação minoritária na nova empresa.


A pressão sobre Richard Parsons, principal executivo da Time Warner, para que ele estudasse a possibilidade de vender uma parcela ou a totalidade da AOL aumentou desde que o investidor Carl Icahn criticou a queda das ações da empresa.


Microsoft


O Google e a Comcast abordaram a Time Warner depois que as negociações entre a AOL e a Microsoft, que também está interessada em uma participação, vieram a público, no mês passado. Os compradores potenciais estão tentando tirar proveito do sucesso da AOL em atrair clientes por meio da incorporação de vídeos em seus sites.


‘De repente, grandes investidores estão de olho’ na AOL, disse James Goss, analista da Barrington Research Associates. Sua empresa classifica as ações da Time Warner como de ‘desempenho superior à média do mercado’.


As ações da Time Warner, a maior empresa de mídia do mundo, subiram 0,6% ontem e fecharam a US$ 17,59 em Nova York. As ações da Time Warner já acumulam queda de 10% neste ano.


Os papéis do Google apresentaram queda de 1,2% e fecharam a US$ 297,44 ontem, enquanto as ações da Comcast caíram 2,6%, fechando a US$ 27,20.


Os papéis da Microsoft tiveram alta de 1,2% e fecharam a US$ 24,59 ontem.


Com o negócio, o Google incorporaria o conteúdo de vídeo que seu site ainda não oferece, como transmissões e gravações originais de shows, que já estão disponíveis na AOL.


Já a Comcast entraria na parceria com filmes e programas de TV, além de ganhar acesso aos 21 milhões de usuários de internet da America Online.’



TV GLOBO


Keila Jimenez


‘Globo perde força em Portugal’, copyright O Estado de S. Paulo, 14/10/05


‘Foi-se o tempo em que as novelas da Globo ajudavam a rede portuguesa SIC a garantir a liderança em audiência. As tramas importadas daqui têm enfrentado – e muitas vezes perdido – uma forte batalha de ibope com folhetins lusitanos, a maior parte deles, do canal TVI. Terra Nostra (1999) foi um dos últimos marcos da hegemonia das novelas brasileiras por lá. A produção foi a telenovela mais vista em Portugal, com 23,3% de audiência e 58% de share (participação no total de TVs ligadas no horário). Já Senhora do Destino ficou com média 13,2% de audiência por lá, e A Lua me Disse, que estreou na SIC recentemente, chegou a ficar em 13º lugar no ranking de audiência português. Na imprensa local já é fato que, por conta disso, a atitude da SIC com os folhetins brasileiros pode mudar nos próximos meses. Uma das idéias é diminuir a quantidade de tramas brasileiras no horário nobre e passá-las para o horário da tarde. Na faixa noturna, como são exibidas hoje, encaram a concorrência de furacões portugueses como Morangos com Açúcar (exibida no mesmo horário de Alma Gêmea, na faixa das 19 horas), e Ninguém como Tu (que enfrenta América). Ambas são folhetins da TVI, que comemora seus índices. Segundo a medição de audiência em Portugal, a SIC, que dominava as audiências com mais de 30% de share no início do ano, perdeu o primeiro lugar para a TVI em abril e fechou agosto com 27% de audiência, quase 3 pontos porcentuais abaixo da concorrente. Mas há quem acredite que que a queda existe há mais tempo. De 2000 para cá, a SIC já perdeu 12% de seu share. Tamanha crise culminou na troca do diretor de Programação do canal: sai Manuel Fonseca e entra Francisco Penin, que assumiu dias atrás prometendo dar ‘novo rumos’ à SIC.’