De 22 a 26 de outubro, no CCE da UFSC | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

MURAL > VI SEMANA DO JORNALISMO

De 22 a 26 de outubro, no CCE da UFSC

16/10/2007 na edição 455

Marcos Uchôa, Rubens Valente, Antero Greco, Todd Benson, Marcos Sá Corrêa, Daniela Pinheiro, Ana Carolina Fernandes e Gustavo Krieger. Todos estes grandes nomes do jornalismo estarão reunidos durante uma semana inteira de palestras, minicursos, exibição de filmes e trabalhos de conclusão de curso para que estudantes de Jornalismo e interessados possam interagir e conhecer a realidade da profissão.

Organizada completamente por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2000, a sexta edição da Semana do Jornalismo será realizada entre 22 e 26 de outubro no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) do campus universitário. Completam a programação das palestras duas mesas – uma sobre TV Pública, tema atualíssimo e de extrema importância para o futuro da profissão, e outra com a participação de ex-alunos do curso que, assim como no ano passado, irão falar sobre suas experiências e debater o mercado de trabalho.

Entre os principais destaques da VI Semana do Jornalismo estão Rubens Valente, vencedor dos prêmios Esso de Reportagem (2001), Cláudio Abramo de Jornalismo (2000), Melhores Reportagens do jornal O Globo (2000 e 2001) e o Grande Prêmio Folha de Jornalismo; Todd Benson, norte-americano, correspondente internacional da Reuters no Brasil e vencedor do Prêmio Comunique-se de Melhor Correspondente Estrangeiro em setembro deste ano; Marcos Uchôa, correspondente internacional da Globo em Londres há 11 anos e que tem em seu currículo cinco Copas do Mundo, sete Jogos Olímpicos e três temporadas de Fórmula 1; e Gustavo Krieger, vencedor de diversos prêmios pelas primeiras matérias sobre corrupção no governo Collor e pela que revelou o envolvimento de Waldomiro Diniz, ex-assessor da Casa Civil (à época chefiada por José Dirceu) em corrupção.

Participação em tempo real

Nos anos anteriores, a Semana do Jornalismo já contou com outros grandes nomes da imprensa brasileira, como o cartunista Jaguar – um dos criadores do Pasquim; Sônia Bridi, ex-aluna do curso e correspondente internacional da Globo na China; Marcelo Beraba, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo; e os consagrados jornalistas e colunistas Ricardo Noblat, José Geraldo Couto, Clóvis Rossi, Juca Kfouri, Eliane Cantanhêde, Marcelo Canellas e Ricardo Kotscho, entre tantos outros.

A Semana terá transmissão ao vivo pela internet – assim como nas últimas duas edições – para os que não puderem ir ao auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Além de assistir às palestras on-line, os internautas poderão participar efetivamente do evento enviando perguntas em tempo real que serão selecionadas pela organização.

Mais inovações

A Semana do Jornalismo traz ainda mais novidades para este ano. As matérias sobre as palestras e as fotos serão publicadas na internet através do blog e do perfil no Flickr da Semana. As matérias e as fotos do evento poderão ser utilizadas por qualquer meio de comunicação mediante aviso prévio e desde que respeitados os devidos créditos e direitos autorais. A cobertura fotojornalística deste ano ficará sob responsabilidade da agência Ensaio Fotojornalismo – projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFSC –, primeira e única agência universitária do país.

Minicursos

São oito os minicursos oferecidos durante a Semana: Assessoria Política, com Lucimar Franceschinni; Charges, com Frank Maia; Crítica Musical, com Emerson Gasperin; Curta Documentário, com Aglair Bernardo; Jornalismo Científico, com Tattiana Teixeira; Jornalismo On-line, com Pedro Valente e Zé Lacerda; Publicação de livros fotográficos, com Victor Carlson; e Cobertura esportiva em rádio, com a equipe da CBN/Diário. As inscrições para os minicursos começarão na próxima segunda-feira, 15 de outubro, através do site oficial do evento. Apesar de limitadas, as vagas são abertas a todos os interessados.

Além das palestras e dos minicursos, a VI Semana do Jornalismo também promoverá a exibição de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos do Jornalismo da UFSC e filmes relacionados à profissão. A programação completa do evento pode ser vista no folder em anexo, no site ou no blog.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem