Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

NETBANCA >

De foca para foca

21/05/2011 na edição 157

Focas é o nome perfeito para a proposta que seu veículo online apresenta. Logo à página inicial, percebe-se que os olhos de futuros jornalistas ou recém formados se voltarão a mais um sítio dedicado a seus propósitos. Trata-se do projeto experimental dos alunos Leandro Valverdes, Felipe Lavignatti e Gustavo Scatena, estudantes do quarto ano de jornalismo da Cásper Líbero, em São Paulo, sob orientação de Alon Feuerwerker, professor de Novas Tecnologias da Comunicação da faculdade e diretor de vendas do UOL.

De acordo com os alunos, a idéia principal do sítio é congregar estudantes de jornalismo, oferecendo serviços e espaço para publicação de artigos. ‘Nossa intenção é que o sítio se torne útil para todos os estudantes de jornalismo, quem sabe até mesmo a porta de entrada dos focas na internet’, afirmam os alunos na página de introdução e expediente.

Entre os serviços que o Focas quer promover estão estágios, cursos, programas para trainee, um arsenal de links para outros sítios que possam auxiliar jornalistas, e a apelidada ‘biblioteca básica do foca’, com algumas (por enquanto poucas) leituras obrigatórias para a profissão. O sítio também expõe artigos de destaque sobre imprensa, a maioria escrita por formadores de opinião.

O grande chamariz do Focas, no entanto, é a seção ‘Oficina’, em que estudantes de jornalismo têm a oportunidade de ver seus trabalhos acadêmicos disponíveis ao público internauta. Reportagens, artigos e críticas culturais de alunos das mais diversas faculdades são, portanto, reaproveitados e bem vindos ao sítio dos formandos deste ano na Cásper Líbero.

Apesar de o Focas ainda estar nascendo, cresce a olhos vistos, com atualizações semanais, quinzenais ou até mensais, dependendo da seção. Resta saber se as futuras turmas darão continuidade ao belo projeto. Se o Focas mantiver o ritmo e o vigor que aparenta ter, crescerá com a saudável função de auxiliar novatos nesta que é uma das mais antigas profissões.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem