Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

TV EM QUESTãO > REDE GLOBO

A programação infantil em extinção

Por Hercules Solon em 03/07/2012 na edição 701

A TV Globo, e consequentemente sua afiliada TV Clube, parece ter abandonado um público fiel e cativo: as crianças. Agora, a programação para este público fica restrita às manhãs de sábado, se não houver transmissões de eventos esportivos, como a Fórmula 1, vôlei e futebol. E as crianças com a TV Globinho como é que ficam? Principalmente por que a Globo tirou o programa no mês das férias da criançada, uma injustiça. Quem ganha com isso é o SBT e sua afiliada TV Cidade Verde, que aposta nas crianças para ganhar cada vez mais audiência – um exemplo são as manhãs da emissora que ganharão mais público, já que a Globo não tem mais os desenhos animados, e à tarde, com o seriado Chaves, e à noite com a novela Carrossel.

Assim, a TV Cidade Verde e o SBT já alcançam bons índices de audiência e põem a emissora na vice-liderança.Com a falta de programas infantis nas manhãs, o canal 5 pode assumir a liderança no Ibope. Alguém duvida? As férias já chegaram e criança gosta é de desenhos e não de um Encontro com Fátima Bernardes. Na Argentina, todas as emissoras são obrigadas a dedicar três horas diárias à programação infantil graças à nova Lei de Meios, além do canal Tacapaca, que é todo voltado para as crianças. O Brasil poderia aprender com os vizinhos da América do Sul, não é mesmo? A Antena 10, por meio da Rede Record, exibe o desenho Pica-Pau apenas nos fins de semana, muito pouco, e o mesmo ocorre com a Rede Meio Norte, que exibe nas manhãs de sábado e domingo o Teleleco. E as crianças que querem se distrair na semana, como é que ficam?

Sinceramente, a Rede Globo pisou na bola e ainda pode ter prejudicado todas as afiliadas, tirando uma opção de lazer das crianças no mês de julho.

***

[Hercules Solon é jornalista, Teresina, PI]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem