Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Ferramenta requer criatividade e ousadia

Vídeo-release 01: vários jovens em um mesmo ambiente fechado assistem a um rapaz que toca guitarra e, ao mesmo tempo, olha para um monitor, que registra a pontuação. Poucos minutos depois, o jovem recebe aplausos e ganha um diploma enquadrado.

Vídeo-release 02: as ruas estão ‘normais’ em Nova York, mas, curiosamente, duendes dançantes invadem ruas e calçadas. O resultado é muito divertido: várias pessoas entram na dança e muitas fazem questão de levar um registro fotográfico para casa. Há, é claro, muitos pulos e animação.

O que os dois exemplos acima têm em comum? A principal característica: criatividade. O primeiro vídeo-release se utilizou da história de Chris Chike, conhecido como imchris4life e um dos melhores jogadores de Guitar Hero do mundo, para mostrar o quanto o jogo é popular e emocionante. Chike se apresentou na frente de uma multidão, quebrou mais um recorde e levou a plateia ao delírio. No evento, foi apresentado o Guinness World Records: Gamer´s Edition 2008.

O segundo vídeo-release – ainda mais surpreendente – utiliza duendes para chamar a atenção das pessoas e incentivá-las a comemorar o St. Paddy’s Day e adquirir o Irish Spring Body Wash.

O novo tripé jornalístico

A segunda característica desses vídeos é ousadia. Em um mundo conectado, ações inusitadas despertam interesse, principalmente se rompem barreiras e oferecem elementos novos e curiosos. Com o fortalecimento da social media, o vídeo-release está em pauta nas assessorias de imprensa. Mas, mais importante do que produzi-los é saber como e onde divulgá-los. Cabe aos assessores, então, uma reflexão: como obter o melhor resultado utilizando esta nova ferramenta?

Antes de responder, assista a mais alguns exemplos de vídeos-release e se prepare para trabalhar no novo tripé jornalístico: entretenimento, prestação de serviço e informação. O momento exige vídeo-release. Só irá sobreviver quem souber apertar o play!

******

Jornalista, pós-graduado em Jornalismo Institucional, autor, entre outros, de Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia